UEPB - Repositório Digital

Avaliação no ensino da Matemática: percepções de alunos do 9º ano do ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Alves, Alisson da Silva
dc.date.accessioned 2024-07-17T13:11:21Z
dc.date.available 2024-07-17T13:11:21Z
dc.date.issued 2024-06-25
dc.identifier.other 21. ed. CDD 371.27
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32363
dc.description ALVES, Alisson da Silva. Avaliação no ensino da Matemática: Percepções de alunos do 9º ano do ensino fundamental. 39f. Trabalho de Conclusão de curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024. pt_BR
dc.description.abstract A avaliação é uma prática presente em diversos aspectos na vida cotidiana, sendo empregada não apenas em contextos educacionais, mas também em empresas, hospitais e até em avaliações informais como nas compras online. No ensino da Matemática, a avaliação desempenha um papel crucial para o desenvolvimento dos alunos e na evolução do seu conhecimento. Entretanto, no ambiente escolar as avaliações muitas vezes são reduzidas a apenas rótulos do desempenho dos alunos, perdendo sua utilidade após a aplicação das provas. Neste estudo exploramos como as avaliações nas escolas frequentemente se limitam a exames que não incentivam mudanças ou melhorias reais, servindo apenas para classificar os alunos. Realizamos um levantamento de dados de dados realizada através de questionários aplicados a alunos do 9º ano do ensino fundamental no qual buscamos estudar as percepções dos alunos sobre as práticas avaliativas ajudando a entender melhor como eles veem e vivenciam esse processo dentro da sala de aula. Esta abordagem difere dos estudos convencionais na área, pois estes tendem a focar apenas nos métodos que os professores utilizam para avaliar. Desse modo, foi possível analisar a percepção dos alunos sobre as avaliações de Matemática. Os resultados revelaram que, na visão dos alunos, as notas exercem uma influência predominante no ambiente escolar, frequentemente deixando o aprendizado em segundo plano. Esta constatação mostra a necessidade de repensar o papel das avaliações, buscando integrá-las de forma mais efetiva no processo educativo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Ma. Maria Betânia Soares da Silva Batista pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Avaliação Matemática pt_BR
dc.subject Avaliação Escolar pt_BR
dc.title Avaliação no ensino da Matemática: percepções de alunos do 9º ano do ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta