UEPB - Repositório Digital

Metodologias ativas no Ensino De Matemática: O caso da gamificação como estratégica didática na formação inicial do professor de Matemática

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Emanuel Rodrigues dos
dc.date.accessioned 2024-07-19T18:23:30Z
dc.date.available 2024-07-19T18:23:30Z
dc.date.issued 2024-05-29
dc.identifier.other 21. ed. CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32403
dc.description SANTOS, Emanuel Rodrigues dos. Metodologias ativas no Ensino De Matemática : O caso da gamificação como estratégica didática na formação inicial do professor de Matemática. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O desafio de ensinar matemática tem se mostrado constante, e cada período histórico revela suas dificuldades. Dificuldades essas, que, no momento contemporâneo pode estar centrada no impacto das tecnologias. Tendo em vista essas adversidades, surgiu a necessidade de se voltar o olhar para a formação inicial dos professores. Assim, foi desenvolvida Na Universidade Estadual Da Paraíba em Patos-PB, uma pesquisa na qual havia uma direção voltada para encontrar possíveis alternativas que contribuiriam para o ensino no contexto desenhado. Fundamentou-se através de perguntas que buscavam entender se havia evidências da presença das Metodologias Ativas na graduação. Dessa forma, realizou-se uma pesquisa por meio de um questionário, com 42 estudantes de graduação em matemática a partir do 5 período, onde o objetivo central foi investigar e identificar essas metodologias na graduação, bem como a importância desse tema nas perspectivas na visão dos licenciandos. Partindo desse pressuposto, buscou-se (I) analisar o nível de conhecimento dos estudantes em relação às metodologias ativas; (II) investigar a percepção dos discentes sobre a relevância das metodologias ativas para sua formação como futuros professores de matemática; (III) avaliar a demanda e a necessidade percebida pelos discentes por um aprofundamento nas metodologias ativas durante sua formação docente. Diante do exposto, concluiu-se que, apesar de as Metodologias Ativas estarem presentes, existia uma carência de aprofundamento, visto que não havia, por exemplo, a presença de uma disciplina com essa temática na grade curricular, deixando esse contato acontecer de forma indireta e sem uma constância. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Rômulo Tonyathy da Silva Mangueira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Metodologias ativas pt_BR
dc.subject Gamificação pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.title Metodologias ativas no Ensino De Matemática: O caso da gamificação como estratégica didática na formação inicial do professor de Matemática pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta