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Maternidade atípica: estratégias de enfrentamento (coping) ao diagnóstico do TEA

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dc.contributor.author Costa, Aylla de Oliveira
dc.date.accessioned 2024-07-22T11:08:31Z
dc.date.available 2024-07-22T11:08:31Z
dc.date.issued 2024-06-14
dc.identifier.other CDD 616.898 2
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32428
dc.description COSTA, Aylla de Oliveira. Maternidade atípica: estratégias de enfrentamento ao diagnóstico do TEA. 2024. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Compreender as estratégias de enfrentamento (coping) utilizadas por mães cujos filhos foram diagnosticados com TEA (Transtorno do Espectro Autista) é o objetivo principal deste estudo. Esta pesquisa, de caráter quali-quantitativo, conta com uma amostra de 11 mães de diferentes origens socioeconômicas e culturais. As informações sociodemográficas e clínicas foram coletadas por meio de entrevistas individuais semiestruturadas, e os dados foram analisados utilizando a Análise de Discurso (AD). Para a avaliação estatística descritiva das estratégias de enfrentamento utilizadas pelas mães, foi empregado o Inventário de Estratégias de Coping, adaptado por Savóia, Santana e Mejias (1996). Os resultados indicam que a estratégia de enfrentamento mais comum entre as mães foi o suporte social, que obteve a maior média, seguida pela reavaliação positiva. Esses achados encontram respaldo na literatura, embora também existam estudos que divergem. Por fim, concluímos que o suporte social desempenha um papel protetor significativo para a saúde mental das mães. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Livânia Beltrão Tavares pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Maternidade atípica pt_BR
dc.subject Estratégias de enfrentamento (coping) pt_BR
dc.subject Transtorno do espectro autista - TEA pt_BR
dc.title Maternidade atípica: estratégias de enfrentamento (coping) ao diagnóstico do TEA pt_BR
dc.type Other pt_BR


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