Resumo:
Introdução: As doenças cardiovasculares (DCV) se caracterizam como um conjunto de problemas que atingem o coração e os vasos sanguíneos provocando complicações graves e danos à circulação sanguínea. Além de se destacar no cenário epidemiológico, pois, estão entre as principais causas de morte no contexto nacional e mundial. O tratamento dessas doenças inclui terapia medicamentosa, reabilitação cardiovascular (RCV) e por vezes procedimentos cirúrgicos. As intervenções preventivas são essenciais para gerenciar essas doenças, já que a maior parte delas podem ser prevenidas por meio da abordagem educativa. Para isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a RCV, que se trata de um conjunto de exercícios físicos que irão beneficiar os portadores de cardiopatias buscando melhores condições físicas, mentais e sociais. Objetivo: Verificar os efeitos de uma sessão educativa na adesão a reabilitação cardiovascular após cirurgia e/ou evento agudo clínico. Método: Estudo do tipo quase experimental longitudinal de abordagem quantitativa, realizado na cidade de Campina Grande/PB no Centro Hospitalar João XXIII com pacientes admitidos para a realização de cirurgia cardíaca como também em casos de agudização de doença cardiovascular, utilizando dados de questionários aplicados e uma sessão de intervenção educativa. Resultados: Foram avaliados 29 indivíduos diagnosticados com RCV, todos submetidos a cirurgia cardíaca. Destes, 20 eram do sexo masculino e 9 do sexo feminino, com média de idade de 56,34 ± 16,3 anos. Apenas 8 pacientes eram praticantes de atividade física regular, enquanto 21 não faziam nenhum tipo de atividade física. Dos avaliados, 24 pacientes afirmaram não conhecer a RCV. Somente 5 pacientes já tinham ouvido falar sobre a reabilitação. Após a intervenção educativa, todos os pacientes (100%) afirmaram que ficou claro a importância da reabilitação cardiovascular e identificou-se 69% de adesão. Conclusão: A maior parte dos participantes não conhece ou nunca ouviu falar sobre a RCV. Entretanto, após a intervenção educativa, foi demonstrado uma adesão significativa a algum tipo de reabilitação, destes todos alegam que a intervenção educativa os incentivou. O gênero que mais aderiu a RCV foi o gênero masculino. A grande maioria aderiu a continuidade dos exercícios físicos em domicílio. Por fim, a pesquisa mostra a necessidade de disseminar mais informações sobre a RCV, visando a prevenção, tratamento e a recuperação de eventos cardiovasculares.
Descrição:
OLIVEIRA, Bianca Maria Pereira de. Adesão à reabilitação cardiovascular: uma proposta de intervenção educativa em saúde em usuários atendidos em hospital de referência no município de Campina Grande-PB. 2024. 39 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.