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Este estudo analisa o desenvolvimento das práticas de ensino de Educação Ambiental nas aulas de geografia na ECI Joana Emília da Silva, em Fagundes-PB, investigando as representações sociais dos professores sobre o tema, destacando a importância central do professor no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa traz a compreensão das percepções e práticas dos educadores, explorando as oportunidades e desafios associados à implementação da Educação Ambiental no contexto escolar. Partindo do pressuposto de que a escola é um espaço crucial para a formação e enfrentando diversos desafios intrínsecos, o estudo enriquece as percepções ambientais através de uma Educação Ambiental mais abrangente e efetiva no Ensino Médio. O objetivo deste trabalho é analisar o desenvolvimento das práticas de ensino relacionadas aos temas da educação ambiental durante as aulas de geografia na ECI Joana Emília da Silva, em Fagundes- PB. Esta análise suscita uma reflexão essencial sobre a construção dos saberes em Educação Ambiental, fundamental para aprimorar os profissionais da educação e reconfigurar o corpo estudantil através de uma abordagem interdisciplinar. A metodologia da pesquisa é qualitativa e descritiva, realizando-se pesquisa de campo, além do envio de questionário destinado à alunos, professores e gestores, através do Google Forms, através dos dados obtidos foi possível verificar que a implementação de inovações nas estratégias de ensino pode impactar positivamente a percepção e as atitudes dos estudantes em relação ao meio ambiente. Tal investigação fornece dados para a formulação de estratégias eficazes de capacitação e desenvolvimento profissional. Por fim, a pesquisa lança luz sobre as dinâmicas complexas entre os professores, suas representações sociais e a abordagem da Educação Ambiental, podendo contribuir na promoção de um arcabouço teórico-conceitual sólido e abrangente e uma educação ambiental de qualidade no contexto escolar. |
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