dc.description.abstract |
Foram abordados temas como a relevância do papel social da emissora, através de informar o
público por meio da veiculação de notícias relevantes para a sociedade, utilizando estratégias
de produção e entretenimento para atender às demandas do público digital. Esse trabalho teve
como objetivo avaliar a relevância do radiojornalismo como prática organizacional, trazendo
uma vertente da Rádio Espinharas de Patos-PB, considerando os desafios e oportunidades
impostos pela era digital. Os procedimentos metodológicos adotados nesse estudo partiram do
estudo do radiojornalismo sobre a mídia radiofônica e digital como uma estratégia de
comunicação de uma organização de rádio, destacando a ferramenta do facebook de conteúdo
jornalístico. O método utilizado foi o quali-descritivo, técnica exploratória, modalidade in loco,
realizado entre março a junho de 2024, amostra única – Radio Espinharas, coleta se deu por
meio da gerência, figuras geradas no PowerPoint 2010 e a digitalização por meio do Word
2010, a conclusão se deu com a finalização da análise de dados. Os resultados demonstraram
que a Rádio Espinharas é uma mídia de comunicação radiofônica, que apresenta-se como uma
prática e estratégia organizacional, diante da exploração do ambiente físico, no qual foi possível
obter as respostas através da pesquisa. A integração das redes sociais como ferramenta de
interação com os ouvintes e a importância da credibilidade e ética jornalística no ambiente
online em meio os avanços da era digital. Através da entrevista do Presidente Luiz Inácio Lula
da Silva, foi possível observar o conteúdo e dados disponibilizados pela plataforma facebook
da referida rádio, assim como, a ferramenta digital para compreender como a emissora tem se
posicionado frente às transformações tecnológicas e das políticas públicas, socioeconômicas e
culturais, buscando identificar boas práticas e possíveis melhorias para fortalecer a presença da
Rádio Espinharas em meio a era digital. Conclui-se aqui a importância do sistema do
radiojornalismo como prática organizacional. |
pt_BR |