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A Educação do Campo, compreende uma modalidade de educação básica garantida
pela resolução CNE/CEB n°04/2010 nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais
para a Educação Básica, nos seus artigos 35 e 36, tendo como objetivo valorar a
cultura do campo em sua mais diversas forma perpetuando um estilo de vida e
difundindo os saberes produzidos pelos moradores das zonas rurais. Foi no meio
rural que surgiu, às primeiras modalidades de educação registrada ao longo da
histórias humana, uma educação reservada, que por um longo período ficou presa a
uma pequena parcela da sociedade , tendo em vista a forma com que ela foi
aplicada ao longo do tempo, hoje ela é um direito garantido a todos os cidadão pela
constituição brasileira em suas mais variadas especificidades. Mesmo tendo
garantias e subsídios a educação para o campo sempre apresentou em seu histórico
precarização, geralmente é deixada de lado, e por consequência disso as escolas
que ainda existem atualmente, apresentam dificuldades em se manter
funcionando. O presente estudo configura-se como uma pesquisa qualitativa, que
contou com a participação da comunidade escolar da escola Manoel Pereira da Silva
na zona rural de Lagoa Seca, a comunidade escola foi feita uma entrevista no
intuito de analisarmos o que as participante compreendem sobre a aplicação das
diretrizes curriculares para o campo, contribuindo assim para obtenção de dados
desta pesquisa. A presente pesquisa teve embasamento teórico em autores que
estudaram a educação rural. Os principais resultados desta pesquisa permitiram
entender que há um desconhecimento da comunidade escolar sobre as diretrizes
para a educação do campo, apesar de terem conhecimento do que se trata o ensino
rural , sabendo identificar as características, não se sentem preparadas
pedagogicamente e estruturalmente para o ensino de crianças na zona
rural. Portanto, conclui-se a importância de uma formação continuada para os
professores, no intuito de aperfeiçoamento em sua prática docente. |
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