Resumo:
Este artigo aborda uma pesquisa a partir das atividades desenvolvidas em um Estágio Supervisionado III, na Escola Cidadã Integral - ECI Professor Itan Pereira no qual a Sociologia é aplicada proporcionando uma análise da experiência teórica e prática adquirida no contexto do Novo Ensino Médio. A pesquisa baseada em observação participante, juntamente com registro em diário de campo, visa compreender as práticas pedagógicas desenvolvidas, as dificuldades enfrentadas e as estratégias utilizadas durante o Estágio, assim como as experiências adquiridas que contribuíram de maneira significante para a conclusão do estágio III. O objetivo é refletir sobre a relevância do ensino de Sociologia e o uso de metodologias ativas a partir de uma sequência didática para promover uma educação mais participativa, desenvolvendo práticas de ensino, como trabalho em equipe e resolução de problemas. O artigo também apresenta uma análise da prática pedagógica no ensino de sociologia, utilizando uma sequência didática baseada em uma disciplina eletiva oferecida pela escola campo dentro das diretrizes curriculares do Novo Ensino Médio, intitulada Colabore Inove (Ci9) no que foi oportuno o uso do Fanzine como método para o desenvolvimento do conteúdo sugerido, fazendo com que os estudantes desenvolvessem a criatividade, o senso crítico e reflexivo, destacando a importância de continuar a investir em intervenções educacionais estratégicas e adaptáveis, visando proporcionar uma educação de qualidade e preparar os estudantes para um futuro promissor baseado na realidade de cada um.
Descrição:
SANTANA, O. F. Estratégias metodológicas de ensino de sociologia no estágio supervisionado III na Escola Cidadã Integral - ECI Professor Itan Pereira. 2024. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.