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Este trabalho tem como objetivo investigar e analisar a importância da Arquitetura
Limpa no desenvolvimento de software, discorrendo sobre seus princípios
fundamentais e suas aplicações práticas, consideradas essenciais na garantia de
uma melhor manutenibilidade e desacoplamento significativo. Para o
desenvolvimento do trabalho, a metodologia adotada foi dividida em etapas, partindo
da pesquisa bibliográfica e finalizando com uma aplicação prática com o estudo de
caso de uso, mediante a refatoração de um sistema (aplicação mobile). Assim, o
estudo abordou a arquitetura de software e seus padrões; a Arquitetura Limpa e
seus princípios fundamentais, bem como as tecnologias utilizadas. A fim de
apresentar uma aplicação prática, foi feito também um estudo de caso de uso, por
meio do levantamento de requisitos, das tecnologias utilizadas e das aplicações
iniciais da Arquitetura Limpa. Na sequência, os resultados obtidos com a refatoração
do sistema foram debatidos, revelando a estrutura inicial até a reestruturação
efetiva, embasada nos princípios fundamentais de Responsabilidade Única,
Separação de Responsabilidades, padrão de Design Factory, State e o padrão
Observer utilizando um pacote BloC do Flutter. Ao final, foi possível constatar a real
importância de uma Arquitetura Limpa no desenvolvimento de software realizada por
intermédio de um projeto bem arquitetado, como pôde ser observado no estudo de
caso de uso por meio do processo de refatoração; e mostrar que a utilização dos
princípios proporcionou melhorias significativas tanto na legibilidade do código
quanto na modularidade do sistema, pois isso, certamente, resultará num sistema
mais eficiente, coeso e de melhor manutenibilidade. |
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