Resumo:
Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA), definido como um distúrbio do neurodesenvolvimento (Araújo; Neto, 2014), ocasiona uma série de impactos no desenvolvimento motor infantil. Por isto, ainda é um assunto bastante recorrente na sociedade, e tema de diversas pesquisas, pois as suas repercussões implicam diretamente na vida do indivíduo. Métodos e objetivos: Essa pesquisa de característica observacional descritiva tem como objetivo avaliar os impactos do TEA no desenvolvimento motor infantil por meio da Escala de Desenvolvimento Motor (EDM). Considerada uma ferramenta que visa avaliar aspectos motores de crianças, com idade entre dois e onze anos, com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento e detectar possíveis atrasos relacionados com a idade cronológica, são avaliados os seguintes aspectos: Motricidade Fina, Motricidade Global, Equilíbrio, Esquema Corporal, Organização Espacial, Organização Temporal e Lateralidade. A amostra foi composta de 20 crianças, faixa etária entre quatro e cinco anos, de ambos os sexos, diagnosticadas com TEA. Resultados: Foi possível identificar que as crianças avaliadas no presente estudo, estão abaixo da média de desenvolvimento motor quando comparadas com a sua idade cronológica. Conclusão: As crianças com TEA, no grupo avaliado, apresentaram atrasos no desenvolvimento motor indicando um atraso de 12 meses. Os déficits mais significativos foram: na motricidade fina, equilíbrio, organização espacial e na linguagem/organização temporal.
Descrição:
ARAÚJO, Luna Bianca Félix. Impactos do transtorno do espectro autista (TEA) no desenvolvimento motor infantil de crianças entre 4 e 5 anos. 2024. 64 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.