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A perspectiva tradicional serviu como base para o ensino por muitas décadas e, atualmente, ainda é encontrada em algumas escolas. As práticas de letramento, em oposição a uma visão tradicionalista, têm como características relacionar os alunos e suas raízes culturais no processo de ensino e aprendizagem, isto é, trazer o que há de positivo e negativo em sua realidade para a sala de aula. Por esse viés, este trabalho justifica-se por entender que existem problemas no Ensino Fundamental — anos finais, no que concerne à leitura, os quais necessitam ser solucionados. Isso ocorre, muitas vezes, pelo uso de métodos/práticas que já não são suficientes para motivar o alunado, agora imerso em uma nova era. Diante disso, elencamos como objetivo geral: analisar sob ótica do letramento as práticas de leitura, adotadas por uma professora de Língua Portuguesa no 7° ano do Ensino Fundamental — anos finais, em uma escola da rede municipal na cidade de Tacima-PB. Para investigar estes baixos índices de aprendizagem de leitura nessa escola, fez-se necessário o desenvolvimento de uma pesquisa de natureza descritiva, de matriz qualitativa, uma vez que, além de descrever a realidade vivenciada no ambiente escolar, decorre através da interpretação de fenômenos no âmbito social. Para nortear nossa análise, embasamo-nos nas contribuições de estudiosos da área, a saber: Soares (1998, 2004, 2020), a qual ressalta a importância de trabalhar, em sala de aula, com as duas vertentes, alfabetização e letramento; Koch e Elias (2006), que enfatizam a leitura e a compreensão de sentido, assim como Kleiman (2005), uma das pioneiras na temática letramento, também levamos em conta as perspectivas de Vieira (2015), dentre outros. Evidenciamos, assim, que as práticas de letramentos, como são ressaltadas ao longo dessa pesquisa, trazem frutos positivos ao ensino, contribuindo com amenização de uma metodologia arcaica que assolava o ensino tradicional há muito tempo. |
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