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Processos fonológicos na escrita de alunos do 7º ano do ensino fundamental: uma análise a partir do Programa Residência Pedagógica

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dc.contributor.author Ribeiro, Maria Victória de franca
dc.date.accessioned 2024-07-25T15:31:04Z
dc.date.available 2024-07-25T15:31:04Z
dc.date.issued 2024-06-20
dc.identifier.other CDD 469.15
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32535
dc.description RIBEIRO, Maria Victoria de Franca. Processos fonológicos na escrita de alunos do 7º ano do ensino fundamental: uma análise a partir do Programa Residência Pedagógica. 2024. 24f. Trabalho de Cconclusão de curso (Graduação em Letras-Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo tem como objetivo geral mostrar a importância da consciência fonológica para o processo de desenvolvimento de apropriação escrita alfabética. Nesse sentido, no que tange à prática de escrita, as dificuldades que muitos alunos do ensino fundamental (anos finais) enfrentam são reflexos, principalmente, de não terem sido alfabetizados plenamente durante a etapa e a faixa-etária adequada, a saber, nos três primeiros anos do Ensino Fundamental (anos iniciais). Sob essa ótica, foram analisados textos escritos de estudantes do 7o ano do Ensino Fundamental — anos finais de uma escola pública do interior da Paraíba, com o intuito de observar os fenômenos grafofonológicos. Dessa forma, a pesquisa foi desenvolvida mediante uma abordagem qualitativa de caráter descritivo. Para dar mais solidez ao trabalho, recorremos a estudiosos que se destacam na área aqui abordada, a saber, Miranda e Matzenauer (2010), Roberto (2016), e Soares (2020). Após a análise dos dados, evidenciou-se que as dificuldades ainda se fazem presentes na realidade de muitos estudantes, o que acarreta problemáticas na parte de ampliação da competência escrita dos referidos sujeitos. Sendo assim, é importante haver um olhar atento para o processo de consciência fonológica desde a Educação Infantil, para que essa habilidade seja aprimorada ao longo da Educação Básica e, assim, os estudantes se apropriem cada vez mais das habilidades de escrita alfabética. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora:: Anilda Costa Alves pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Alfabetização. pt_BR
dc.subject Processos fonológicos pt_BR
dc.subject Fenômenos grafofonológicos. pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.title Processos fonológicos na escrita de alunos do 7º ano do ensino fundamental: uma análise a partir do Programa Residência Pedagógica pt_BR
dc.type Other pt_BR


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