dc.description.abstract |
O presente estudo tem como objetivo geral mostrar a importância da consciência
fonológica para o processo de desenvolvimento de apropriação escrita alfabética.
Nesse sentido, no que tange à prática de escrita, as dificuldades que muitos alunos
do ensino fundamental (anos finais) enfrentam são reflexos, principalmente, de não
terem sido alfabetizados plenamente durante a etapa e a faixa-etária adequada, a
saber, nos três primeiros anos do Ensino Fundamental (anos iniciais). Sob essa
ótica, foram analisados textos escritos de estudantes do 7o ano do Ensino
Fundamental — anos finais de uma escola pública do interior da Paraíba, com o
intuito de observar os fenômenos grafofonológicos. Dessa forma, a pesquisa foi
desenvolvida mediante uma abordagem qualitativa de caráter descritivo. Para dar
mais solidez ao trabalho, recorremos a estudiosos que se destacam na área aqui
abordada, a saber, Miranda e Matzenauer (2010), Roberto (2016), e Soares (2020).
Após a análise dos dados, evidenciou-se que as dificuldades ainda se fazem
presentes na realidade de muitos estudantes, o que acarreta problemáticas na parte
de ampliação da competência escrita dos referidos sujeitos. Sendo assim, é
importante haver um olhar atento para o processo de consciência fonológica desde a
Educação Infantil, para que essa habilidade seja aprimorada ao longo da Educação
Básica e, assim, os estudantes se apropriem cada vez mais das habilidades de
escrita alfabética. |
pt_BR |