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A construção do processo de ensino-aprendizagem é algo dinâmico que envolve
diversos fatores que atuam, por vezes, isoladamente, mas, via de regra, articulados
em uma conjuntura que se desdobra no modo como se ensina e como se aprende.
Estes fatores são de diversas ordens: didático-pedagógicos, econômicos, políticos,
sociais, etc. São, na verdade, forças que atuam sobre o processo educativo e,
naturalmente, sobre o ensino das disciplinas escolares, a exemplo da Geografia.
Ante esse cenário, há de se considerar também a incidência da excepcionalidade de
eventos que também impactam sobre a educação, o ensino e a aprendizagem, seja
diretamente, quando ocorrem efetivamente, seja posteriormente, enquanto
consequência das mudanças que foram ocasionadas. Esse é o caso da pandemia
da Covid-19 (2020 a 2022), que impactou diretamente a educação através da
implementação do chamado ensino remoto e que segue agora, no período pós pandemia, repercutindo nos processos educacionais por meio das lacunas deixadas
na aprendizagem dos alunos, sobretudo aqueles que foram excluídos dos meios de
interação. Compreendendo assim, neste trabalho apresenta-se uma experiência de
prática e pesquisa docente construída no decorrer do Componente Estágio
Supervisionado em Geografia III (ESG III), ofertado pela Universidade Estadual da
Paraíba, no período acadêmico 2023.1, e realizado através da regência em uma
turma do ensino médio na ECI Félix Araújo, em Campina Grande-PB. Desta forma, o
objetivo central estabelecido foi compreender as possibilidades e os desafios para a
construção do processo de ensino-aprendizagem em Geografia no período pós pandemia, tendo por base a utilização das metodologias ativas. Quanto a
metodologia de pesquisa empregada, teve-se por base a abordagem qualitativa,
amparada em pesquisas bibliográfica e colaborativa. Os resultados apontam que o
ensino remoto deixou muitas lacunas na aprendizagem geográfica dos alunos, que
passaram a apresentar, no retorno do ensino presencial, desmotivação e
desinteresse. Nesta realidade, a utilização de metodologias ativas se faz necessário,
comparecendo como uma estratégia para tornar o ensino de Geografia mais
dinâmico e atrativo, promovendo o enfrentamento das dificuldades herdadas do
ensino remoto. |
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