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Esboços históricos sobre a ética moderna: um olhar a partir de Maquiavel

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dc.contributor.author Bezerra, Augusto César Cruz
dc.date.accessioned 2014-03-28T11:08:03Z
dc.date.available 2014-03-28T11:08:03Z
dc.date.issued 2014-03-28
dc.identifier.other CDD 170
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3255
dc.description Bezerra, A. C. C. Esboços históricos sobre a ética moderna: um olhar a partir de Maquiavel. 2013. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. pt_BR
dc.description.abstract O Príncipe é considerado uma das obras políticas mais comentadas ao longo de mais de quatro séculos, deixando um legado muito rico acerca da política, mas, não muito aceito pela Igreja até os dias atuais. Por outro lado, vários personagens políticos da história, bem como em vários conflitos armados, juntamente com suas ambições, tramas, conspirações e punições, antes ou depois de Maquiavel, supõem-se que todos esses movimentos são compatíveis com a sua obra. A Itália na virada do século XV e XVI se encontrava fragilizada por conta dos conflitos internos, portanto, invadida pelos estrangeiros. Para alavancar a nação como uma grande potência, segundo Maquiavel este entende que seria necessário um príncipe que tivesse virilidade e astúcia, ser forte, bem armado, temido e cruel, e que soubesse antecipar os acontecimentos prevendo o mal ou o bem, e afastá-lo ou aproveitá-lo sem depender de favores de outrem. Desta forma, tudo que fosse feito, deveria ser em prol do bem maior supremo: não ao indivíduo em particular, mas, sim ao Estado. Um grande projeto em que, Maquiavel rompe com os conceitos morais cristãos, o qual regia desde Idade Média. Com o apoio do povo, de boas leis, com as próprias armas juntamente com o exército de sua própria nação, fórmula essa entre outras que, Maquiavel adotou para tornar um país poderoso. Decerto, que a ruptura da ética tradicional com a política, a qual Maquiavel propôs, não significa dizer que a mesma ficou sem ética. O pensador apenas vestiu-lhe outra “roupagem”, possibilitando novas tendências e perspectivas sociais de sua época em diante, inclusive a formação de um poder centralizado: o Estado Moderno. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Paulo Henrique Montini dos Santos Ribeiro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Filosofia pt_BR
dc.subject Ética pt_BR
dc.subject Política pt_BR
dc.title Esboços históricos sobre a ética moderna: um olhar a partir de Maquiavel pt_BR
dc.type Other pt_BR


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