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O estágio supervisionado é um momento de fundamental importância no processo de formação do indivíduo e principalmente daqueles que desejam atuar nas licenciaturas, constituindo-se em um treinamento que possibilita ao discente vivenciar o que foi estudado na universidade e deslocá-lo para a sala de aula, aproximando-o da escola, dos alunos, do seu futuro ambiente de trabalho. Ainda que a formação oferecida na universidade seja de fundamental importância, ela por si só não é suficiente para formar e preparar o estudante para o pleno exercício de sua profissão. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo apresentar um relato sobre as vivências nos Estágios Supervisionados II e III, realizados no segundo semestre de 2022 na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião em Campina Grande – PB e no primeiro semestre de 2023 na Escola Estadual de Ensino Fundamental de Médio Francisca Martiniano da Rocha em Lagoa Seca – PB, bem como as adversidades, os resultados obtidos e suas conclusões. A pesquisa possui natureza qualitativa. A metodologia usada no estágio foi a mais objetiva, coerente e exequível possível, visando o cumprimento dos objetivos delimitados para cada aula. Trabalhando acima de tudo a condições favoráveis no processo ensino-aprendizagem, agindo assim como um facilitador, e não um transmissor de informações, o foco não foi passar só informações e sim criticar, refletir, pois é assim que se constrói o conhecimento. O supervisor em ambiente escolar desempenhou papel fundamental durante minha trajetória no estágio supervisionado, sendo responsável por me orientar, acompanhar e avaliar durante todo o período de estágio, a fim de garantir um desenvolvimento adequado das habilidades e conhecimentos necessários para minha formação profissional. Realizar o Estágio de Docência na etapa da educação básica (ensino fundamental e médio) foi muito gratificante e ao término do mesmo ficou a certeza da importância do contato direto com a realidade escolar. |
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