Resumo:
O presente trabalho aborda a problemática da arte e o declínio da aura, na concepção de Walter Benjamin. No primeiro momento apresentaremos a problemática indicada pelo filósofo quanto às técnicas de reprodução, no século XIX, e o seu efeito sobre as obras de arte. Posteriormente, falaremos sobre o que ocorreu durante a história, para que houvesse o declínio da aura, desenvolvendo a relação da arte com a tradição ritualística e o papel da fotografia na quebra dessa tradição, bem com as transformações na acolhida das obras. Desenvolveremos a relação entre teatro e cinema, problematizando o declínio da aura. Desenvolveremos os conceitos de inconsciente visual e percepção distraída, problematizando as mudanças na representação da realidade e acolhida da arte por meio do cinema. A fotografia e o cinema como técnicas de reprodução de imagens foram os principais responsáveis pela destruição da aura. Como hipótese do trabalho, acreditamos poder defender que a fotografia mostra-se como um grande momento desta revolução que alcança seu apogeu com o advento do cinema, pois esta nova arte, além da imagem, simulava também o movimento do real. Com o cinema inaugura-se um novo conceito de arte, e um novo modo de perceber a realidade transmitida.
Descrição:
Pessoa, H. M. O declínio da aura e a crise da arte, em Walter Benjamin. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.