Resumo:
Este artigo explora as soluções derivadas das investigações e questionamentos sobre as fontes analisadas, adotando uma abordagem historiográfica para compreender o conceito de embelezamento feminino por meio da circulação de anúncios e propagandas no jornal A União, com foco no período de 1930 a 1943, na Paraíba. O objetivo é examinar como esses anúncios foram representados para a população paraibana, discutir os padrões estéticos promovidos e a divulgação de produtos de beleza, higiênicos e medicamentos. A pesquisa é baseada na abordagem teórico-metodológica da Nova História Cultural, com Roger Chartier como referência principal na análise de representação, apropriação e práticas culturais. A metodologia empregada envolve pesquisa documental, com análise do acervo do jornal A União, focando na avaliação dos anúncios e propagandas do período mencionado, e considerando aspectos culturais, sensibilidades e sociabilidade. O estudo visa compreender como o trabalho do historiador com periódicos e propagandas revela, por meio das imagens, anúncios e jornais, as nuances da história coletiva de uma sociedade que promovia um ideal de embelezamento comercial e um corpo ideal para a concorrência capitalista, enquanto desvia a atenção da identidade social.
Descrição:
SILVA, A. S. Construção da imagem feminina nos anúncios de beleza e saúde do jornal A União na Paraíba (1930 a 1943). 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos em História Local, Sociedade, Educação e Cultura) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.