UEPB - Repositório Digital

O uso de mapas conceituais coloridos como ferramenta metodológica ativa no ensino em geografia com alunos do 7º e 9º ano

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Barbosa, Sabrina Silva
dc.date.accessioned 2024-07-31T11:03:52Z
dc.date.available 2024-07-31T11:03:52Z
dc.date.issued 2024-06-27
dc.identifier.other CDDD 372.89
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32607
dc.description BARBOSA, S. S. O uso de mapas conceituais coloridos como ferramenta metodológica ativa no ensino em geografia com alunos do 7º e 9º ano. 2024. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract A disciplina de Geografia, é frequentemente compreendida como um conhecimento abstrato e sem sentido de ser, despertando pouco interesse dos alunos para seu aprendizado. Diante disso, a utilização do mapa conceitual colorido, como metodologia ativa nas aulas, junto a ferramentas tecnológicas, como: vídeos, fotos, charges e, também, o recurso do livro didático, se fazem necessário, e que as particularidades de cada aluno fazem com que seja importante e necessário mesclar os recursos metodológicos e ferramentas. Buscando uma interação mais significativa entre alunos e professores. O uso de mapas conceituais coloridos visa não apenas facilitar a compreensão dos temas geográficos, mas, também, estimular a autonomia dos alunos na construção do conhecimento e promover um aprendizado significativo. Essa metodologia, aliada ao ensino tradicional, busca dinamizar o processo educativo, oferecendo aos alunos uma experiência de aprendizagem mais envolvente e menos monótona. O objetivo desse trabalho é compreender como os mapas conceituais coloridos, quanto metodologias ativas, podem auxiliar na construção e entendimento dos temas geográficos nas aulas de geografia sendo com isso, alinhada aos princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esse tipo de abordagem visa não apenas transmitir conhecimento, mas, desenvolver nos alunos a capacidade de aprender a aprender, preparando-os para um papel mais ativo na construção de sua própria educação. A metodologia deste trabalho é pautado por meio de questionários e a pesquisa é no campo qualitativo. Em que os resultados foram satisfatórios e atingidos, apesar das variáveis que permearam durante a implementação da metodologia. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Joana D’arc Araújo Ferreira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Mapa conceitual colorido pt_BR
dc.subject Aprendizagem significativa pt_BR
dc.subject Metodologia ativa pt_BR
dc.subject Metodologia de ensino pt_BR
dc.title O uso de mapas conceituais coloridos como ferramenta metodológica ativa no ensino em geografia com alunos do 7º e 9º ano pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta