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A disciplina de Geografia, é frequentemente compreendida como um conhecimento abstrato e
sem sentido de ser, despertando pouco interesse dos alunos para seu aprendizado. Diante
disso, a utilização do mapa conceitual colorido, como metodologia ativa nas aulas, junto a
ferramentas tecnológicas, como: vídeos, fotos, charges e, também, o recurso do livro didático,
se fazem necessário, e que as particularidades de cada aluno fazem com que seja importante e
necessário mesclar os recursos metodológicos e ferramentas. Buscando uma interação mais
significativa entre alunos e professores. O uso de mapas conceituais coloridos visa não apenas
facilitar a compreensão dos temas geográficos, mas, também, estimular a autonomia dos
alunos na construção do conhecimento e promover um aprendizado significativo. Essa
metodologia, aliada ao ensino tradicional, busca dinamizar o processo educativo, oferecendo
aos alunos uma experiência de aprendizagem mais envolvente e menos monótona. O objetivo
desse trabalho é compreender como os mapas conceituais coloridos, quanto metodologias
ativas, podem auxiliar na construção e entendimento dos temas geográficos nas aulas de
geografia sendo com isso, alinhada aos princípios da Base Nacional Comum Curricular
(BNCC). Esse tipo de abordagem visa não apenas transmitir conhecimento, mas, desenvolver
nos alunos a capacidade de aprender a aprender, preparando-os para um papel mais ativo na
construção de sua própria educação. A metodologia deste trabalho é pautado por meio de
questionários e a pesquisa é no campo qualitativo. Em que os resultados foram satisfatórios e
atingidos, apesar das variáveis que permearam durante a implementação da metodologia. |
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