Resumo:
No contexto do ensino e aprendizagem laboram com discentes que têm o TEA, a importância do uso de estratégias que enfoquem o seu trabalho e que possam apresentar formas de aprendizagem consideradas satisfatórias, sem desconsiderar a sua individualidade e particularidades, além da sua contribuição durante o pro-cesso. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo descritiva, cuja abordagem re-laciona-se com a aprendizagem de pessoas com TEA e seu aprendizado diário, considerando a importância da educação e a familiarização com a prática pedagógi-ca, que viabiliza o seu desenvolvimento de forma completa, atribuindo estímulos bi-opsicossociais que são voltados para a inserção da mesma na sociedade, sem con-tar que, o presente estudo contribuirá para que outros profissionais da área estabe-leçam conexões diárias entre metodologias e pessoas com TEA, afim de que se te-nha um resultado satisfatório ao final do processo em questão. O período de estudo foi um levantamento realizado entre os meses de janeiro a março de 2023. Dado a análise dos livros e artigos pesquisados, observa-se que os pesquisadores afirmam que grandes são os desafios para se trabalhar com pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), mas que as novas metodologias pedagógicas têm diminuído esses efeitos, proporcionando um aprendizado mais satisfatório para os mesmos.
Descrição:
COSTA, Maria Joseane Gomes da. Neurociência no âmbito educacional: abordagem no Transtorno do Espectro Autista (TEA). 2024. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.