Resumo:
O uso de aplicativos de aprendizagem interativa no desenvolvimento de crianças com autismo tem ganhado destaque na última década. Esses aplicativos, projetados para oferecer atividades personalizadas, visam atender às necessidades específicas de cada criança, promovendo um ambiente de aprendizado seguro e adaptativo. Os específicos, identificar o impacto do uso de aplicativos de aprendizagem interativa no desenvolvimento cognitivo e social de crianças com autismo; compreender as dificuldades na implantação de aplicativos de aprendizagem interativa com crianças autistas; e, analisar as melhores práticas e estratégias para integração eficaz de aplicativos de aprendizagem interativa no ambiente educacional para crianças com autismo. A metodologia envolve uma revisão de literatura e a análise de estudos de caso onde crianças com autismo utilizaram aplicativos interativos. Os resultados mostram que o uso de tecnologia interativa pode melhorar significativamente habilidades cognitivas, como a atenção, memória e resolução de problemas. Além disso, os aplicativos que incorporam elementos de jogos e simulações sociais permitem que essas crianças pratiquem habilidades sociais e de comunicação de forma eficaz. Conclui-se que, apesar do grande potencial dos aplicativos de aprendizagem interativa, sua eficácia depende da qualidade do conteúdo e da adequação às necessidades individuais da criança. A supervisão de educadores e terapeutas é essencial para garantir que os aplicativos sejam utilizados de forma eficaz.
Descrição:
BARBOSA, Thalita Pontes. Uma análise sobre o impacto do uso de aplicativos de aprendizagem interativa no desenvolvimento cognitivo e social de crianças com autismo. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.