Resumo:
O presente trabalho buscou o Cordel como instrumento para as aulas de Filosofia nas salas de aula do Ensino Médio das escolas públicas brasileiras. Constitui-se da análise, considerando aspectos em torno da filosofia e da Literatura de Cordel em que se revelam folhetos produzidos pela ocasião do referido estudo, a saber: Alceste, Da Tranquilidade da Alma, Diga sim à vida, Filosofia Antiga - em anexo. Para tanto, observa-se o currículo e a obrigatoriedade do Ensino da disciplina Filosofia para o ensino Médio nas escolas públicas brasileiras, considerando ainda a presença do Cordel como instrumento para o professor nas suas salas de aula. Parte-se da hipótese de que aspectos metodológicos no qual se pede para as aulas de Filosofia são observados em folhetos que buscam um encontro fecundo entre o cordel e a Filosofia, compreendendo a obra em cordel como forma de ação filosófica desencadeada pela performance fomentando o gosto pela Literatura de cordel nas aulas de filosofia e desta com o sentido do filosofar.
Descrição:
Teodulino, S. M. L. Cordel: instrumento para o filosofar. 2014. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.