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Ludicidade e tecnologias na educação básica: desafios e possibilidades na era digital

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dc.contributor.author Freitas, Maria José de Oliveira
dc.date.accessioned 2024-08-16T19:17:59Z
dc.date.available 2024-08-16T19:17:59Z
dc.date.issued 2024-08-12
dc.identifier.other CDD 372.2
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32672
dc.description FREITAS, Maria José de Oliveira. Ludicidade e tecnologias na educação básica: desafios e possibilidades na era digital. 2024. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. pt_BR
dc.description.abstract As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) estão cada vez mais presentes na sociedade e tornaram-se um recurso enriquecedor para o processo de ensino e aprendizagem em virtude de dispor de ferramentas que podem ser utilizadas para desenvolver a ludicidade, que por sua vez tem um papel fundamental para o desenvolvimento das crianças. Sabendo a importância da ludicidade e das TICs para o processo de ensino e aprendizagem, o presente artigo tem como objetivo investigar como a integração, ludicidade, formação docente e Tecnologias de Informação e Comunicação podem potencializar o processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica. Tendo como objetivos específicos: explorar o conceito de ludicidade na Educação Básica e sua importância para o desenvolvimento integral das crianças; refletir sobre a relação formação docente, ludicidade e o uso das TIC na prática pedagógica; apresentar as possibilidades lúdicas proporcionadas pelas TICs na Educação Básica. Assim, este artigo buscará responder: Como a integração, ludicidade, formação docente e Tecnologias de Informação e Comunicação podem potencializar o processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica? Dessa forma, a pesquisa é de natureza qualitativa. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica para abranger os conhecimentos sobre a ludicidade e as TICs. Para fundamentação teórica foram consultados autores como: Moran (1995), Lévy (1999), Kenski (2003), Almeida (2008), Bacelar (2009), Luckesi (2014), Valente e Almeida (2020), Silvério; Ferreira e Azevedo (2022) e Gadelha (2023). Constatou-se que as TICs são recursos que favorecem a ludicidade, pois oferecem ferramentas interativas, imersivas e colaborativas, como jogos educacionais e aplicativos, que podem potencializar a aprendizagem das crianças de forma lúdica. No entanto, o professor enfrenta dificuldades para utilizá-las por não haver condições propícias, bem como por não ter formação adequada. Portanto, é necessário, investimentos na educação para construção de escolas que proporcionem a realização de aulas lúdicas e a inserção das TICs, assim como é necessário buscar soluções para propiciar uma formação adequada aos professores, para favorecer uma educação de qualidade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Taíses Araújo da Silva Alves pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Básica pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.subject Tecnologia de Informação pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.title Ludicidade e tecnologias na educação básica: desafios e possibilidades na era digital pt_BR
dc.type Other pt_BR


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