Resumo:
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurodesenvolvimental que
afeta a comunicação, o comportamento social e a interação social das crianças. O
processo de ensino e aprendizagem dos estudantes com TEA pode ser desafiador
devido às suas necessidades específicas e variadas. Este estudo tem como objetivo
geral investigar os impactos das tecnologias assistivas digitais na promoção do
aprendizado e na inclusão educacional de crianças com Transtorno do Espectro
Autista (TEA). Os objetivos específicos são: identificar diferentes tipos de
tecnologias assistivas que podem ser utilizadas no ensino de crianças autistas;
explorar os benefícios das tecnologias assistivas para a inclusão e desenvolvimento
cognitivo e social dos estudantes com TEA; identificar desafios e possíveis práticas
associadas ao uso das tecnologias assistivas no ambiente escolar. A questão
problema é: Quais são os impactos das tecnologias assistivas digitais na promoção
do aprendizado e na inclusão educacional de crianças com Transtorno do Espectro
Autista (TEA)? Trata-se de uma Pesquisa Qualitativa, Exploratória e Bibliográfica. Os
principais pressupostos teóricos que fundamentam esta pesquisa estão ancorados
em uma abordagem interdisciplinar que convergem para o entendimento do impacto
das tecnologias assistivas no ensino de estudantes autistas, tais como:
Schwartzman (2011), Gaiato e Teixeira (2018); Valente (2015); Carvalho (2016),
dentre outros. Os resultados indicam que as Tecnologias Digitais Assistivas podem
contribuir no processo de ensino e aprendizagem de crianças com TEA,
proporcionando um ambiente educacional mais inclusivo e acessível. Salienta-se
que é essencial manter um equilíbrio saudável entre o uso da tecnologia e outras
atividades fundamentais na vida da criança, como interações sociais presenciais,
brincadeiras ao ar livre e momentos em família. A tecnologia deve ser vista como
uma ferramenta complementar, e não como um substituto, para o desenvolvimento
integral da criança.
Descrição:
SANTOS, Juciele Maria Barbosa dos. Tecnologias assistivas: contributos para o processo de ensino e aprendizagem de estudantes autistas. 2024. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.