Resumo:
Atualmente, é perceptível a preocupação de forma crescente das grandes empresas em desenvolver estratégias eficazes para ter uma qualidade no atendimento dos clientes. Na era digital, onde os consumidores estão munidos de informações, deixá-los encantados torna-se um desafio, a busca por relacionamentos duradouros pode ser a chave para conseguir sua fidelidade. A era da qualidade no atendimento vem como um diferencial competitivo no mercado contemporâneo, uma vez que os consumidores atuais buscam além de um produto ou serviço de qualidade, um atendimento personalizado e individual. É por meio do Marketing de Relacionamento que os clientes expressam satisfação e insatisfação em relação aos serviços recebidos. Para o alcance dos objetivos, foi utilizada uma abordagem quantitativa. Com método de condução sendo um, houve a aplicação de um questionário aos consumidores de uma ótica na cidade de Tuparetama, Pernambuco. A população foi composta por 52 respondentes, onde utilizou-se uma técnica de amostragem não-probabilista. Além de medir a satisfação dos clientes com um tipo de escala Likert, também foi aplicado no questionário o método Lawshe. O questionário foi dividido em 5 grupos seguindo as cinco dimensões da escala SERVQUAL. Os dados coletados neste estudo foram quantitativos, e para análise dos dados, utilizou-se estatísticas descritivas por uma distribuição binomial e realizada uma aproximação pela distribuição normal considerando a média, a variância, e desvio padrão. O resultado dessa pesquisa mostra que a ótica está correspondendo às expectativas dos consumidores, contudo, quando trata-se de promover um ambiente adaptado às pessoas com necessidades especiais ou mobilidade reduzida, há preocupação com o resultado, e sugere-se que a empresa faça melhorias nesse fator. Este estudo identificou perspectivas para pesquisas futuras que poderiam enriquecer a compreensão sobre a satisfação do cliente e a qualidade dos serviços em óticas de Tuparetama-PE, como explorar o impacto das estratégias de marketing de relacionamento, como programas de fidelidade e comunicação personalizada, na percepção da qualidade do serviço pelos clientes emerge como uma área promissora de investigação. Da mesma forma, a investigação da relação entre a satisfação do cliente e os resultados financeiros da empresa pode fornecer insights valiosos para a gestão estratégica e o sucesso organizacional.
Descrição:
FERREIRA, Ângela Poliana de Souza. Satisfação dos consumidores em relação aos serviços prestados em uma ótica na cidade de Tuparetama-PE. 2024. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024.