Resumo:
O presente artigo trata de estudo que teve como objeto de pesquisa o Projeto de Intervenção Pedagógica, com tema “Raça, Racismo e Etnia”, aplicado junto à primeira série do Ensino Médio da EEEFM Murilo Braga, em Campina Grande – PB, de modelo regular. Tal intervenção foi realizada como prática do Estágio Supervisionado III do curso de Licenciatura em Sociologia (UEPB). Nesse cenário, o propósito principal deste trabalho foi identificar quais as estratégias desenvolvidas para atingir o que se pretendia com a referida intervenção, no sentido de alcançar toda a comunidade escolar. Essas estratégias estavam embutidas na descrição de todo o processo e constavam do respectivo relatório, quando foram tomadas decisões e realizados procedimentos que favoreceram alcançar o fim planejado. A metodologia para uma boa prática pedagógica e realização deste artigo passou por uma revisão literária, ao se relacionar formação e práticas inerentes à pedagogia histórico-crítica sob o prisma do materialismo histórico-dialético, como forma de estruturação do pensamento. Destacaram-se as discussões precedidas pelos conhecimentos materiais e simbólicos das diversas formas com que o racismo se apresenta, seguidas por ações inerentes à formação dos estudantes, e práticas pedagógicas adequadas a uma sala de aula com poucos recursos. Os resultados alcançados demonstraram, pelas tarefas realizadas, que o tema e ações antirracistas foram apreendidos pelos estudantes daquela série e os trabalhos foram expostos para toda a escola.
Palavras-chave: Ensino de Sociologia. Intervenção Pedagógica. Pedagogia Histórico-crítica. Conceito de Raça. Conceito de Racismo.
Descrição:
SOUSA, M. A. C. Ensino de Sociologia e Proposta Pedagógica: conceitos de raça e racismo. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia) - Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2024.