dc.description.abstract |
Empreendedorismo é um tema em constante transformação e tem sido foco de um número cada vez maior de estudos. No entanto, pesquisas realizadas na área negligenciam determinados públicos, a exemplo do LGBTQIA+. Assim, este estudo tem como objetivo investigar as motivações empreendedoras de empreendedores LGBTQIA+ da cidade de Caicó/RN. A metodologia utilizada foi qualitativa e exploratória. Por meio de entrevistas semiestruturadas com 11 empreendedores, buscou-se compreender os fatores que os impulsionaram a criar seus próprios negócios, destacando suas aspirações e os desafios enfrentados ao longo do processo, sendo realizada análise de conteúdo das entrevistas. Os resultados indicam que as motivações dos empreendedores LGBTQIA+ não são excludentes entre si, abrangendo a busca por oportunidade, independência, autonomia, realização pessoal, reconhecimento, status e influências familiares. Apesar de não relatarem obstáculos significativos relacionados à sua orientação sexual ou identidade de gênero, os entrevistados mencionaram desafios pessoais e financeiros. Conclui-se que, apesar dos obstáculos enfrentados, a atividade empreendedora proporciona a esse público visibilidade, empoderamento e a possibilidade de superar barreiras impostas pela sociedade. Apesar da importância do tema, há uma escassez de estudos sobre empreendedorismo LGBTQIA+ no Brasil e suas motivações. Portanto, este trabalho visa preencher essa lacuna, contribuindo tanto academicamente para a compreensão desse fenômeno quanto socialmente ao trazer visibilidade para as pautas e causas relacionadas ao público LGBTQIA+. |
pt_BR |