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O papel central das pessoas nas organizações é incontestável, conforme destacam Mullins (1999) e Oliveira et al. (2020), e quando geridas de maneira eficaz trarão benefícios significativos para as empresas. A presente pesquisa buscou entender as influências das ações e estratégias de gestão de pessoas em uma cooperativa financeira na cidade de Patos, Paraíba, e como isso influencia o desempenho organizacional e a produtividade dos colaboradores. Diante dos desafios enfrentados no setor financeiro, nota-se altos níveis de estresse e possíveis rastros deixados por esses fatores; a gestão de pessoas figura como suporte necessário dentro das empresas, treinando, integrando, avaliando e promovendo um ambiente de trabalho saudável e produtivo. A pesquisa foi desenvolvida com foco em uma cooperativa financeira, na cidade de Patos, Paraíba, reconhecida por suas práticas de gestão centradas no associado e no desenvolvimento comunitário. Foram enviados questionários de forma individual para coleta de informações, categorizados por: perfil do participante, função na agência, influência da gestão de pessoas, ambiente de trabalho, valorização do funcionário, estratégias de gestão de pessoas, impacto nos resultados, relação com clientes, comunicação interna e possíveis melhorias. Diante disso, o presente estudo se caracteriza como pesquisa qualitativa, estudo exploratório e estudo de caso. O instrumento teve intuito de coletar diferentes pontos de vista de uma mesma gestão, a fim de formar uma análise robusta e que retrata a veracidade dos fatos relacionados à empresa estudada. O ambiente de trabalho é descrito pelos participantes do estudo como positivo e colaborativo, apesar das pressões inerentes ao setor financeiro. As práticas de gestão de pessoas identificadas na cooperativa incluem programas de treinamento, políticas de remuneração competitivas e iniciativas de reconhecimento. Essas estratégias são vistas como positivas pelos colaboradores, que destacam o impacto benéfico na motivação e engajamento. A avaliação de desempenho é constante e individualizada, permitindo ajustes e melhorias contínuas. Identificou-se a partir desse estudo que os colaboradores da cooperativa avaliam como positivas e significativas as medidas adotadas pela gestão de pessoas na empresa. Os participantes reconhecem que as práticas da área estudada têm influência nos resultados coletivos, deixando clara a importância do tratamento do pessoal da organização. A partir dos dados gerados com o estudo, conclui-se que a gestão de pessoas é essencial para o sustento de bons resultados em organizações, além de comprovar o fato de que estratégias bem elaboradas impactam o engajamento, motivação e produtividade, resultando em melhores índices relacionados às metas organizacionais, bem-estar dos funcionários e dos clientes que recebem o serviço prestado pela empresa. |
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