Resumo:
Este artigo destaca a importância de um eficaz gerenciamento da sazonalidade para as vendas. Tem como objetivo analisar as estratégias adotadas para o gerenciamento da sazonalidade nas vendas por duas empresas distribuidoras no sertão paraibano, a fim de investigar os desafios enfrentados pelos colaboradores e compreender de que modo a gestão da sazonalidade contribui para a eficiência organizacional. Para tanto foi adotado o método de pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, de natureza aplicada, com orientação analítico-descritiva constituída por gerentes do setor administrativo, comercial e logística de empresas distribuidoras do sertão paraibano, para a obtenção dos dados, optou-se pelo uso de entrevista realizada pessoalmente com os gestores, composta por questões discursivas. A interpretação do material coletado foi para estudo de caso. Observou-se que o planejamento antecipado, a análise e comparação de relatórios de anos anteriores é uma das principais e mais importantes ferramentas utilizadas no gerenciamento da sazonalidade. Entre as medidas sugeridas para que o gerenciamento seja ainda mais eficaz está a realização de reuniões mensais com seus colaboradores e que implementem metas para a valorização do funcionário e o reconhecimento de suas qualidades.
Descrição:
SOUSA, Thalia Kesly Alves de. Estratégias para gerenciamneto da sazonalidade nas vendas: um estudo em empresas distribuidoras no sertão paraibano. 2024. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024.