Resumo:
A elaboração de metodologias ativas é importante fator para melhoria do compartilhamento
do conhecimento, favorecendo o ensino dos professores e a aprendizagem dos alunos. Desse
modo, os objetivos do estudo foram: avaliar a eficácia de uma metodologia de ensino criativa
para o aprendizado da disciplina de Química; comparar o desempenho dos estudantes quanto
à metodologia tradicional e a inovadora; e verificar a associação entre os resultados positivos
e a eficácia da metodologia criativa de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa-ação. O tipo
de estudo é exploratório e descritivo, com abordagem quantitativa, desenvolvido com oitenta
estudantes. O período ocorreu nos meses de março e abril de 2014. O instrumento de coleta de
dados do tipo questionário incluiu perguntas referentes ao conteúdo de química. Os dados
foram compilados, armazenados e analisados com o auxílio do programa estatístico Microsoft
Office Excel versão 2007. Os resultados demonstraram que na maioria das perguntas, o índice
de acertos do método criativo foi superior ao método tradicional.
Descrição:
SILVA, Danielle Andrade da. Metodologia Cri(Ativa): uma estratégia de ensino aprendizagem em Química / - 2014. 39f . Monografia (Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) - Universidade Estadual da
Paraíba, 2014.