Resumo:
Cada vez mais as organizações públicas tem empregado o uso de Tecnologias de
Informação e Comunicação como ferramentas de gestão para melhoria de seus
processos, estruturas e serviços, bem como para a descoberta de alternativas e
soluções para questões socais e ambientais. Contudo, poucas têm sido efetivamente
capazes de criar valor significativo e inovador que gere economia de tempo e custos,
incremento da governança e aproximação com o cidadão. Assim, o objetivo deste
trabalho é analisar o processo de transformação digital no órgão de regime próprio de
previdência social, através de um estudo de caso a respeito da implantação de
documentos eletrônicos que poderão ser eficazes no controle e na tramitação dos
processos físicos dentro do órgão, os efeitos dessa transformação nas práticas de
gestão e seus impactos na organização. Se tratando de uma pesquisa qualitativa de
estudo de caso, sua metodologia dar-se-á através de estudo bibliográfico e de estudo
de caso, através da análise de documentos e normativos internos da instituição, além
da proposta de aplicação de um plano piloto de transformação digital junto à gerência
e diretoria do da PBPREV. A base teórica desta pesquisa abrange os temas de
sustentabilidade e transformação digital na administração pública, propondo, em
seguida, um procedimento informatizado piloto, desenvolvido para nortear tramitações
processuais na instituição, bem como seus principais resultados e desafios. O modelo
tecnológico sugerido pode ser um ponto de partida para futuros serviços de
digitalização no órgão público, visando potencializar os benefícios da sustentabilidade
aliada à transformação digital na Administração Pública, sendo relevantes para
qualquer gestão, seja ela pública ou privada. Os resultados revelam boa aceitação do
sistema de documentos tramitados eletronicamente, sendo validado positivamente,
alcançando seus objetivos básicos, quais sejam minimizar os trâmites burocráticos,
reduzir custos e retrabalho e facilitar o acesso aos processos eletrônicos e a
otimização do tempo por parte do cidadão, quando comparados ao procedimento com
suporte físico em papel. Comprovou-se, assim, a importância do desenvolvimento de
ferramentas e soluções digitais no setor público e do planejamento de ações
estratégicas para influenciar uma gestão sustentável e consciente, com vistas à
realização de melhorias na democratização do acesso às tecnologias e à agilidade e
simplificação do fluxo de trabalho, levando a ganhos de eficiência, redução de custos
operacionais e conforto ao usuário.
Descrição:
MEIRA, L. N. Transformação digital e sustentabilidade: tramitação de processos de benefícios previdenciários da Paraíba Previdência de forma digital em um sistema próprio de acesso público. 2024. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão em Administração Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2024.