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O presente trabalho realiza um estudo diagnóstico de como vem sendo trabalhada a questão da Educação Ambiental nas escolas públicas e particulares de nível médio na cidade de Patos-PB. Para isso, foram escolhidas quatro escolas, duas de rede particular de ensino e duas de rede pública. A pesquisa procurou identificar as concepções dos alunos acerca da Educação Ambiental e, em relações aos professores, procurou identificar as dificuldades na realização das atividades acerca do tema; foi desenvolvida no período de fevereiro a março de 2010 a partir de uma abordagem quanti-qualitativa. Através dos resultados, verificamos que a prática da Educação Ambiental tem-se desenvolvido de maneira fragmentada, superficial, isolada e descontínua, em que os a maioria dos professores tem uma mentalidade de que a questão ambiental só deve ser trabalhada por algumas disciplinas, ou fora da sala de aula. Consideramos essa visão reducionista, pois constatamos que tanto os professores quanto os alunos ainda não compreendem o meio ambiente como uma complexa interação das configurações sociais, políticas e econômicas, além de nos parece que o professor não tem clara a necessidade de desenvolvimento de estratégias, para a formação de cidadãos críticos capazes de cumprirem a sua função social no meio ambiente. |
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