dc.contributor.author |
Sousa, Renaly da Silva |
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dc.date.accessioned |
2024-10-16T10:52:13Z |
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dc.date.available |
2024-10-16T10:52:13Z |
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dc.date.issued |
2024-06-26 |
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dc.identifier.other |
CDD 372.89 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32767 |
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dc.description |
SOUSA, R. S. O impacto do novo ensino médio nas aulas de história: um estudo de caso no município de Cabaceiras - PB. 2024. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O processo educacional no Brasil não é recente e tem relação direta com as mudanças que
ocorreram na história da formação política brasileira. De nosso interesse a análise das
mudanças ocorridas na Educação no que se refere ao Ensino de História entre o final do
século XX e início do século XXI, temos por objetivo principal estudar as mudanças
realizadas pelo projeto do Novo Ensino Médio nas Matrizes Curriculares Estaduais da Paraíba
e problematizar a sua legislação mediante as diretrizes Curriculares Nacionais- DCNs. Ainda
em processo de adaptação a nova reforma implantada está sendo muito discutida e criticada,
pois interfere na estrutura curricular gerando uma diminuição considerável em algumas
disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), da qual a disciplina de história é
uma das que são muito prejudicadas. Buscando observar se essas alterações chegaram a
impactar municípios de pequeno porte objetivou-se também nessa pesquisa compreender os
impactos causados pelo Novo Ensino Médio - NEM nas aulas de história nas escolas
estaduais Clóvis Pedrosa e Alcides Bezerra do Município de Cabaceiras- PB. Compreendendo
as diferenças entre as matrizes curriculares implantadas na Paraíba, observando a percepção
da comunidade escolar da cidade de Cabaceiras mediante as mudanças propostas pelo NEM.
Para alcançar os objetivos foi realizado um levantamento bibliográfico, em conjunto com
aplicação de questionários, semiestruturados com professores e alunos da rede da educação
básica, em conjunto como analise de livros didáticos de antes e depois do NEM, seguido pela
análise dessas informações adquiridas. Efetivamente foi possível observar divergências
importantes entre as diretrizes educacionais presentes nas escolas assim como a percepção dos
professores e dos alunos a respeito da aplicação e do estudo da disciplina de história já com as
regras implantadas pelo NEM. Identificando os possíveis problemas que são observados pela
comunidade escolar. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Ma. Natália Santos Amorim |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Escola em tempo integral |
pt_BR |
dc.subject |
Cabaceiras - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Diretrizes Curriculares Nacionais - DCNs |
pt_BR |
dc.subject |
Diretrizes curriculares |
pt_BR |
dc.subject |
Novo Ensino Médio - NEM |
pt_BR |
dc.title |
O impacto do novo ensino médio nas aulas de história: um estudo de caso no município de Cabaceiras-PB |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |