UEPB - Repositório Digital

O impacto do novo ensino médio nas aulas de história: um estudo de caso no município de Cabaceiras-PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sousa, Renaly da Silva
dc.date.accessioned 2024-10-16T10:52:13Z
dc.date.available 2024-10-16T10:52:13Z
dc.date.issued 2024-06-26
dc.identifier.other CDD 372.89
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32767
dc.description SOUSA, R. S. O impacto do novo ensino médio nas aulas de história: um estudo de caso no município de Cabaceiras - PB. 2024. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O processo educacional no Brasil não é recente e tem relação direta com as mudanças que ocorreram na história da formação política brasileira. De nosso interesse a análise das mudanças ocorridas na Educação no que se refere ao Ensino de História entre o final do século XX e início do século XXI, temos por objetivo principal estudar as mudanças realizadas pelo projeto do Novo Ensino Médio nas Matrizes Curriculares Estaduais da Paraíba e problematizar a sua legislação mediante as diretrizes Curriculares Nacionais- DCNs. Ainda em processo de adaptação a nova reforma implantada está sendo muito discutida e criticada, pois interfere na estrutura curricular gerando uma diminuição considerável em algumas disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), da qual a disciplina de história é uma das que são muito prejudicadas. Buscando observar se essas alterações chegaram a impactar municípios de pequeno porte objetivou-se também nessa pesquisa compreender os impactos causados pelo Novo Ensino Médio - NEM nas aulas de história nas escolas estaduais Clóvis Pedrosa e Alcides Bezerra do Município de Cabaceiras- PB. Compreendendo as diferenças entre as matrizes curriculares implantadas na Paraíba, observando a percepção da comunidade escolar da cidade de Cabaceiras mediante as mudanças propostas pelo NEM. Para alcançar os objetivos foi realizado um levantamento bibliográfico, em conjunto com aplicação de questionários, semiestruturados com professores e alunos da rede da educação básica, em conjunto como analise de livros didáticos de antes e depois do NEM, seguido pela análise dessas informações adquiridas. Efetivamente foi possível observar divergências importantes entre as diretrizes educacionais presentes nas escolas assim como a percepção dos professores e dos alunos a respeito da aplicação e do estudo da disciplina de história já com as regras implantadas pelo NEM. Identificando os possíveis problemas que são observados pela comunidade escolar. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Natália Santos Amorim pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Escola em tempo integral pt_BR
dc.subject Cabaceiras - Paraíba pt_BR
dc.subject Diretrizes Curriculares Nacionais - DCNs pt_BR
dc.subject Diretrizes curriculares pt_BR
dc.subject Novo Ensino Médio - NEM pt_BR
dc.title O impacto do novo ensino médio nas aulas de história: um estudo de caso no município de Cabaceiras-PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta