Resumo:
O presente artigo tem o intuito de discutir o processo de atencionalidade em contextos de interação com uma criança com Encefalopatia Crônica Não Progressiva (ECNP). Para isso, nos respaldamos em uma revisão sistemática da literatura e analisamos três recortes de duas cenas interativas do estudo publicado por Polia (2019). Para maior respaldo, utilizaremos os fins teóricos de Rotta (2002), Polia (2019) e Pequeno (2021) na compreensão sobre a ECNP; Avila-Nóbrega (2017; 2018; 2023) sobre multimodalidade e atencionalidade na aquisição da linguagem, além da contribuição de Cavalcante e Fonte (2019), Fonte et al (2022) também para esta área, entre outros citados, no decorrer deste trabalho. Os resultados obtidos deram embasamento ao nosso trabalho, apontando a relevância em considerar a atencionalidade no processo de interação com essas crianças. Este estudo pode contribuir ao reconhecer outros meios de partilha e construção de sentidos no processo dialógico, auxiliando no cotidiano da pessoa com ECNP.
Descrição:
SOARES, Jéssica Azevedo Pequeno. Aquisição de linguagem e atencionalidade na encefalopatia crônica não progressiva. 2024. 30p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Aquisição da Linguagem Oral e Escrita) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.