A contação de histórias é uma prática ancestral de grande relevância no desenvolvimento infantil, especialmente no que se refere à aquisição da linguagem. Desde tempos imemoriais, as narrativas desempenharam um papel crucial ...
Este artigo tem como objetivo verificar a influência da Musicalização no processo de aquisição/apropriação da linguagem da criança. Para isso, partimos da seguinte questão: quais aspectos da aquisição da linguagem são ...
O presente estudo tem como objetivo investigar as distinções prosódico-acústicas entre a produção oral de inglês como língua materna (L1) e português como língua estrangeira (L2) por falantes nativas irlandesas, com foco ...
O presente trabalho teve como objetivo analisar o livro didático Ways: English for Life, destinado ao 6º ano do Ensino Fundamental, a fim de verificar se ele propõe uma abordagem comunicativa para o ensino de inglês como ...
Por muito tempo, o foco para o ensino e aprendizagem estava, predominantemente, nos
aspectos gramaticais, na leitura e na produção de textos escritos, conforme estabelecido em
Júnior (2016). Pesquisadores como Marcuschi ...
A motivação por trás deste artigo surge da necessidade de abordar questões relacionadas ao letramento racial no contexto da educação infantil que permite às crianças tenham contato com diferentes culturas, histórias e ...
A linguagem é um fenômeno no qual o ser humano constrói a sua cultura e identidade. Dessa forma, a aquisição da linguagem oral e escrita é um processo complexo que perpassa diversos aspectos e bastantes teóricos têm estudado. ...
O presente trabalho nasceu de uma inquietação: o professor de Língua Portuguesa tende a se limitar ao ensino da leitura e da escrita, esquecendo-se que a oralidade também se ensina. Buscando contribuir com ensino de Língua ...
A aquisição da linguagem é uma área multifacetada, e entre as pesquisas que se debruçam sobre a fala da criança, estão as de vertente dialógico-discursiva. No entanto, ainda há uma lacuna na literatura científica no âmbito ...
O desenvolvimento da habilidade escrita influi no modo de comunicação do aluno e professor, sendo necessário pontuar a presença gramatical, que será analisada sob a perspectiva comunicativa a partir dos participantes do ...
Considerando o espaço da sala de aula e as questões sociointeracionais dos alunos, buscamos, por meio desta pesquisa, evidenciar a ligação entre o processo de aquisição da linguagem e o contexto sociocultural. Nesse cenário, ...
O presente artigo tem o intuito de discutir o processo de atencionalidade em contextos de interação com uma criança com Encefalopatia Crônica Não Progressiva (ECNP). Para isso, nos respaldamos em uma revisão sistemática ...