Resumo:
A pandemia de COVID-19 causou uma crise global sem precedentes. Afetou
profundamente a vida em todas as áreas, incluindo saúde, economia e
educação, levando a população mundial a uma rápida adaptação aos meios
tecnológicos. Na educação, a transição para o ensino online tornou-se
imperativa, destacando a necessidade de reinvenção das práticas pedagógicas
e o papel crucial da educomunicação. No entanto, muitos professores
enfrentaram dificuldades ao incorporar tecnologia em suas práticas,
necessitando, portanto, de capacitação e colaboração da gestão escolar. Nesse
sentido, a pesquisa se debruça sob os desafios enfrentados pelos gestores
escolares no período de pandemia da Covid-19 no que tange a utilização da
tecnologia como ferramenta indispensável para o ensino e aprendizagem. O
objetivo geral é investigar o papel do gestor escolar na implementação das
tecnologias educacionais durante a pandemia, bem como analisar os métodos
utilizados por ele para promover a integração de tecnologias no ambiente escolar.
De forma específica, busca-se mostrar os reflexos da pandemia na educação
escolar; compreender os conceitos e teorias relacionados à utilização das
tecnologias no processo de ensino-aprendizagem; mostrar como a
educomunicação pode ser uma ferramenta facilitadora na gestão escolar; refletir
sobre o uso da tecnologia a favor da aprendizagem; e, mostrar as estratégias e
métodos utilizados pelos gestores escolares para auxiliar os professores na
utilização de recursos tecnológico. A pesquisa é bibliográfica e qualitativa,
estruturada em teoria e discussão dos resultados. Entende-se que as inovações
tecnológicas podem aprimorar a educação, preparando professores e alunos
para os desafios do século XXI.
Descrição:
SOARES, Janalyvia Laurindo. A importância da tecnologia na gestão escolar no período da Pandemia. 2024. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, Itaporanga, 2024.