dc.contributor.author |
Soares, Janalyvia Laurindo |
|
dc.date.accessioned |
2024-10-28T17:49:53Z |
|
dc.date.available |
2024-10-28T17:49:53Z |
|
dc.date.issued |
2024-05-28 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32799 |
|
dc.description |
SOARES, Janalyvia Laurindo. A importância da tecnologia na gestão escolar no período da Pandemia. 2024. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, Itaporanga, 2024. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A pandemia de COVID-19 causou uma crise global sem precedentes. Afetou
profundamente a vida em todas as áreas, incluindo saúde, economia e
educação, levando a população mundial a uma rápida adaptação aos meios
tecnológicos. Na educação, a transição para o ensino online tornou-se
imperativa, destacando a necessidade de reinvenção das práticas pedagógicas
e o papel crucial da educomunicação. No entanto, muitos professores
enfrentaram dificuldades ao incorporar tecnologia em suas práticas,
necessitando, portanto, de capacitação e colaboração da gestão escolar. Nesse
sentido, a pesquisa se debruça sob os desafios enfrentados pelos gestores
escolares no período de pandemia da Covid-19 no que tange a utilização da
tecnologia como ferramenta indispensável para o ensino e aprendizagem. O
objetivo geral é investigar o papel do gestor escolar na implementação das
tecnologias educacionais durante a pandemia, bem como analisar os métodos
utilizados por ele para promover a integração de tecnologias no ambiente escolar.
De forma específica, busca-se mostrar os reflexos da pandemia na educação
escolar; compreender os conceitos e teorias relacionados à utilização das
tecnologias no processo de ensino-aprendizagem; mostrar como a
educomunicação pode ser uma ferramenta facilitadora na gestão escolar; refletir
sobre o uso da tecnologia a favor da aprendizagem; e, mostrar as estratégias e
métodos utilizados pelos gestores escolares para auxiliar os professores na
utilização de recursos tecnológico. A pesquisa é bibliográfica e qualitativa,
estruturada em teoria e discussão dos resultados. Entende-se que as inovações
tecnológicas podem aprimorar a educação, preparando professores e alunos
para os desafios do século XXI. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Dra. Viviane Barreto Motta Nogueira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias educacionais |
pt_BR |
dc.subject |
Pandemia |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
A importância da tecnologia na gestão escolar no período da pandemia |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |