UEPB - Repositório Digital

A importância da tecnologia na gestão escolar no período da pandemia

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Soares, Janalyvia Laurindo
dc.date.accessioned 2024-10-28T17:49:53Z
dc.date.available 2024-10-28T17:49:53Z
dc.date.issued 2024-05-28
dc.identifier.other CDD 371
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32799
dc.description SOARES, Janalyvia Laurindo. A importância da tecnologia na gestão escolar no período da Pandemia. 2024. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, Itaporanga, 2024. pt_BR
dc.description.abstract A pandemia de COVID-19 causou uma crise global sem precedentes. Afetou profundamente a vida em todas as áreas, incluindo saúde, economia e educação, levando a população mundial a uma rápida adaptação aos meios tecnológicos. Na educação, a transição para o ensino online tornou-se imperativa, destacando a necessidade de reinvenção das práticas pedagógicas e o papel crucial da educomunicação. No entanto, muitos professores enfrentaram dificuldades ao incorporar tecnologia em suas práticas, necessitando, portanto, de capacitação e colaboração da gestão escolar. Nesse sentido, a pesquisa se debruça sob os desafios enfrentados pelos gestores escolares no período de pandemia da Covid-19 no que tange a utilização da tecnologia como ferramenta indispensável para o ensino e aprendizagem. O objetivo geral é investigar o papel do gestor escolar na implementação das tecnologias educacionais durante a pandemia, bem como analisar os métodos utilizados por ele para promover a integração de tecnologias no ambiente escolar. De forma específica, busca-se mostrar os reflexos da pandemia na educação escolar; compreender os conceitos e teorias relacionados à utilização das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem; mostrar como a educomunicação pode ser uma ferramenta facilitadora na gestão escolar; refletir sobre o uso da tecnologia a favor da aprendizagem; e, mostrar as estratégias e métodos utilizados pelos gestores escolares para auxiliar os professores na utilização de recursos tecnológico. A pesquisa é bibliográfica e qualitativa, estruturada em teoria e discussão dos resultados. Entende-se que as inovações tecnológicas podem aprimorar a educação, preparando professores e alunos para os desafios do século XXI. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Viviane Barreto Motta Nogueira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gestão escolar pt_BR
dc.subject Tecnologias educacionais pt_BR
dc.subject Pandemia pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.title A importância da tecnologia na gestão escolar no período da pandemia pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta