UEPB - Repositório Digital

O cinema: a arte que possibilita a reflexão filosófica no cenário da educação básica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Gerlane Nascimento da
dc.date.accessioned 2024-10-30T11:52:08Z
dc.date.available 2024-10-30T11:52:08Z
dc.date.issued 2024-06-21
dc.identifier.other CDD 791.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32809
dc.description SILVA, G. N. O cinema: a arte que possibilita a reflexão filosófica no cenário da educação básica. 2024. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo denota observações e considerações acerca da utilização do cinema como recurso didático para a reflexão filosófica no cenário da educação básica. A escolha do tema partiu da premissa de ressaltar a importância da reflexão na vida dos indivíduos e ressaltar a sua relevância para a educação, já que ela contribui de forma significante nos processos de ensino-aprendizagem. Busca-se compreender sua importância e demonstrar possibilidades da sua inserção nas aulas de Filosofia, tendo como base a prática realizada no projeto de extensão: Filosofia e Cinema: pensando através da sétima arte, realizado pelo departamento de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), sob coordenação da Profa. Dra. Gilmara Coutinho, a partir da pesquisa bibliográfica de obras e teorias de autores conceituados no assunto, tais como Julio Cabrera. Serão verificados os resultados alcançados com o projeto e as contribuições significativas entre Filosofia e Cinema, bem como podem contribuir para a reflexão filosófica e tornar o processo de ensino-aprendizagem mais leve e dinâmico aliado com a utilização de metodologias ativas, contribuindo com a formação ética e social dos sujeitos. Para refletir a respeito da necessidade da atualização da Filosofia no cenário da educação básica, uma vez que seu modelo tradicional não corresponde mais às exigências de uma época imersa na tecnologia, pretende-se, através do cinema, enquanto metodologia ativa para as aulas de filosofia, oferecendo uma maneira envolvente e visual de explorar conceitos complexos e abstratos, possibilitar uma metodologia mais ativa em que o estudante ganha protagonismo na construção do saber filosófico. Diante disso, destacam-se o papel do Professor e como as práticas pedagógicas adotadas por ele afetam a relação do aluno e sua aprendizagem. Desse modo, amplia-se a discussão sobre as relações entre Filosofia, Cinema e Educação, como a reflexão e autonomia tornam o ensino mais prazeroso, despertando o interesse e a representatividade dos alunos. Portanto, é fundamental que os Professores tenham consciência da sua influência e possam buscar alternativas para um ensino de Filosofia possível de reflexão, buscando adotar práticas que, além de ensinar, os preparem para lidar com a vida de forma mais madura e consciente. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Gilmara Coutinho Pereira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Cinema pt_BR
dc.subject Filosofia pt_BR
dc.subject Arte pt_BR
dc.title O cinema: a arte que possibilita a reflexão filosófica no cenário da educação básica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta