dc.description.abstract |
O presente artigo denota observações e considerações acerca da utilização do
cinema como recurso didático para a reflexão filosófica no cenário da educação
básica. A escolha do tema partiu da premissa de ressaltar a importância da reflexão
na vida dos indivíduos e ressaltar a sua relevância para a educação, já que ela
contribui de forma significante nos processos de ensino-aprendizagem. Busca-se
compreender sua importância e demonstrar possibilidades da sua inserção nas aulas
de Filosofia, tendo como base a prática realizada no projeto de extensão: Filosofia
e Cinema: pensando através da sétima arte, realizado pelo departamento de Filosofia
da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), sob coordenação da Profa. Dra.
Gilmara Coutinho, a partir da pesquisa bibliográfica de obras e teorias de autores
conceituados no assunto, tais como Julio Cabrera. Serão verificados os resultados
alcançados com o projeto e as contribuições significativas entre Filosofia e Cinema,
bem como podem contribuir para a reflexão filosófica e tornar o processo de ensino-aprendizagem mais leve e dinâmico aliado com a utilização de metodologias ativas,
contribuindo com a formação ética e social dos sujeitos. Para refletir a respeito da
necessidade da atualização da Filosofia no cenário da educação básica, uma vez que
seu modelo tradicional não corresponde mais às exigências de uma época imersa na
tecnologia, pretende-se, através do cinema, enquanto metodologia ativa para as
aulas de filosofia, oferecendo uma maneira envolvente e visual de explorar
conceitos complexos e abstratos, possibilitar uma metodologia mais ativa em que o
estudante ganha protagonismo na construção do saber filosófico. Diante disso,
destacam-se o papel do Professor e como as práticas pedagógicas adotadas por ele
afetam a relação do aluno e sua aprendizagem. Desse modo, amplia-se a discussão
sobre as relações entre Filosofia, Cinema e Educação, como a reflexão e autonomia
tornam o ensino mais prazeroso, despertando o interesse e a representatividade dos
alunos. Portanto, é fundamental que os Professores tenham consciência da sua
influência e possam buscar alternativas para um ensino de Filosofia possível de
reflexão, buscando adotar práticas que, além de ensinar, os preparem para lidar com
a vida de forma mais madura e consciente. |
pt_BR |