UEPB - Repositório Digital

As interfaces da aquisição da linguagem: o papel do professor e a tecnologia no ensino e aprendizagem de línguas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pereira, Orlei Jacinto
dc.date.accessioned 2024-10-30T14:14:40Z
dc.date.available 2024-10-30T14:14:40Z
dc.date.issued 2024-10-21
dc.identifier.other CDD 401.93
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32810
dc.description PEREIRA, Orlei Jacinto. As interfaces da aquisição da linguagem: o papel do professor e a tecnologia no ensino e aprendizagem de línguas. 2024. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Aquisição da Linguagem Oral e Escrita) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O desenvolvimento da habilidade escrita influi no modo de comunicação do aluno e professor, sendo necessário pontuar a presença gramatical, que será analisada sob a perspectiva comunicativa a partir dos participantes do processo de ensino e aprendizagem como a sintaxe, os verbos, por exemplo. Em adição, trazer a figura do professor como mediador do processo de ensino e aprendizagem do aluno no desenvolvimento da caligrafia e da formalidade. Não poderíamos deixar de mencionar, o impacto da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem, trazendo desafios e, ao mesmo tempo, ferramentas dinâmicas e acesso a diversidade de conteúdo. O presente trabalho tem como objetivo refletir a respeito da inclusão das tecnologias digitais da informação e comunicação (TIDCs) e como elas tem interferido no processo de ensino e aprendizagem de língua portuguesa no ambiente sala de aula. Para além disso, verificar suas contribuições no âmbito do ensino. A pesquisa é qualitativa, do tipo pesquisa de campo, com observações diretas na aula de língua portuguesa, por um período de 8 dias/aulas, com utilização de questionário e anotações como instrumentos de pesquisa, voltando um olhar para o ensino contextualizado e sua aplicação no cotidiano. Para embasar nossa análise e discussões, consideramos as contribuições teóricas de Vygotsky (1991; 2004; 2007), Paiva (2001), Mayer (2005), Demo (2009), Freire (1987; 2017), Kishimoto (1998), Coracini (2020), Benveniste (1995), Gil (2008), Brandão (2020), Pereira (2017), Brasil (2016), entre outros. Portanto, a metodologia adotada foi conceitual, baseada em referências bibliográficas e anotações sobre a dinamicidade da aquisição escrita na sala de aula. O impacto do ensino remoto, pós-pandêmico nas escolas públicas, considerando a sequência didática como mecanismo de estruturação de conhecimentos e no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem. Os principais resultados alcançados nas dinâmicas de interação e comunicação dos indivíduos contribui para o afloramento das aptidões individuais, assim como, das técnicas aplicadas pelo professor no ambiente escolar. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Francisco Ebson Gomes Sousa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Linguagem pt_BR
dc.subject Aquisição da Escrita pt_BR
dc.subject Recursos Tecnológicos pt_BR
dc.subject Professor e Aluno pt_BR
dc.title As interfaces da aquisição da linguagem: o papel do professor e a tecnologia no ensino e aprendizagem de línguas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta