Resumo:
Este trabalho apresenta uma modelagem para a criação de softwares gamificados com foco na integração da narrativa. A gamificação, uma técnica que aplica elementos de jogos em contextos não lúdicos, tem demonstrado grande eficácia em aumentar o engajamento dos usuários e melhorar a experiência em diversos contextos. No entanto, a simples aplicação de gamificação muitas vezes não explora todo o potencial para criar uma experiência imersiva e motivadora, precisando da união da narrativa para alcançar tal objetivo. A modelagem proposta neste estudo é baseada em um fluxograma dividido em três categorias principais (Pré-produção, Produção e Pós-produção), além de quadros explicativos que detalham cada etapa. A aplicação desse modelo visa oferecer diretrizes claras para o desenvolvimento de software gamificado, promovendo maior interação e envolvimento do usuário. O estudo de caso desenvolvido demonstrou que a ausência de experiência em narrativa e a falta de feedback de usuários podem impactar negativamente na implementação de gamificação eficaz. Os resultados indicam que a modelagem é mais eficiente quando aplicada desde o início do desenvolvimento de software, permitindo uma melhor integração entre gamificação e narrativa.
Descrição:
TAVARES, Philipe de Oliveira. Proposta de modelagem para softwares gamificados baseados em narrativa. 2024. 46 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.