dc.description.abstract |
Este estudo surge a partir das reflexões e experiências durante o Estágio de Regência na Escola Normal Estadual Padre Emídio Viana Correia, em Campina Grande-PB, realizado de 19 de setembro a 11 de novembro de 2022. O relato atende à exigência do estágio supervisionado conforme estabelecido pela Lei Nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, que regulamenta a vivência em sala de aula pelo discente de graduação nos cursos de licenciatura. A escrita tem como objetivo geral relatar as experiências vivenciadas ao longo do estágio supervisionado de regência. Como objetivos específicos tem-se o analisar as práticas desenvolvidas no estágio supervisionado de regência, utilizar metodologias ativas para alcançar aprendizagem de conceitos da geografia e avaliar a interação entre teoria e prática. Na perspectiva de resgatar o interesse dos alunos foi preciso um trabalho de aproximar as realidades sociais dos discentes aos assuntos trabalhados, utilizando os seguintes objetos de conhecimento: desigualdade social, segregação espacial, cidadania, entre outros. A fundamentação teórica se baseia em autores como Melo, Cacete e Raymundo, que discutem o desenvolvimento de práticas de estágio. As metodologias ativas são abordagens educacionais que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem, desafiando-os a participar ativamente, resolver problemas, colaborar e aplicar conhecimentos. |
pt_BR |