UEPB - Repositório Digital

Projeto de intervenção escolar: algumas possibilidades de metodologias ativas para o ensino da geografia

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Ana Kely Tomaz da
dc.date.accessioned 2024-11-18T14:55:19Z
dc.date.available 2024-11-18T14:55:19Z
dc.date.issued 2023-12-07
dc.identifier.other CDD 372.89
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32872
dc.description SILVA, A. K. T. Projeto de intervenção escolar: algumas possibilidades de metodologias ativas para o ensino da geografia. 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo surge a partir das reflexões e experiências durante o Estágio de Regência na Escola Normal Estadual Padre Emídio Viana Correia, em Campina Grande-PB, realizado de 19 de setembro a 11 de novembro de 2022. O relato atende à exigência do estágio supervisionado conforme estabelecido pela Lei Nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, que regulamenta a vivência em sala de aula pelo discente de graduação nos cursos de licenciatura. A escrita tem como objetivo geral relatar as experiências vivenciadas ao longo do estágio supervisionado de regência. Como objetivos específicos tem-se o analisar as práticas desenvolvidas no estágio supervisionado de regência, utilizar metodologias ativas para alcançar aprendizagem de conceitos da geografia e avaliar a interação entre teoria e prática. Na perspectiva de resgatar o interesse dos alunos foi preciso um trabalho de aproximar as realidades sociais dos discentes aos assuntos trabalhados, utilizando os seguintes objetos de conhecimento: desigualdade social, segregação espacial, cidadania, entre outros. A fundamentação teórica se baseia em autores como Melo, Cacete e Raymundo, que discutem o desenvolvimento de práticas de estágio. As metodologias ativas são abordagens educacionais que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem, desafiando-os a participar ativamente, resolver problemas, colaborar e aplicar conhecimentos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Maria Juliana Leopoldino Vilar. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Metodologias ativas pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Regência pt_BR
dc.title Projeto de intervenção escolar: algumas possibilidades de metodologias ativas para o ensino da geografia pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta