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Introdução: Durante a prática da Odontologia, toda a Equipe de Saúde Bucal (ESB) deve saber prevenir, identificar e agir eficientemente frente intercorrências médicas que possam ocorrer durante os atendimentos. Objetivo: Este estudo objetivou avaliar o nível de conhecimento e segurança dos graduandos do curso de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba sobre os protocolos de Suporte Básico de Vida (SBV). Metodologia: Caracterizou-se como um estudo transversal de caráter descritivo e analítico, realizado através de um questionário semiestruturado de autoavaliação, com assertivas de múltipla escolha, dividido em quatro etapas, do qual participaram 44 estudantes do 9º e 10º período do curso na referida instituição. Os dados foram inseridos no Microsof Excel© versão 2021 e realizada a análise descritiva dos mesmos. Resultados: Houve um média de acertos de 56,8% em relação questões ligadas aos aspectos éticos e legais da atuação do cirurgião-dentista frente a intercorrências médicas e 61,48% nas questões sobre o SBV. 97,7% dos participantes acertou a questão sobre a manobra mais indicada em casos de obstrução de vias aéreas, e 93,2% a que indagava o melhor pulso para reconhecimento de uma PCR. As questões com menores percentuais de acerto foram as relacionadas com reanimação cardiopulmonar (RCP) em criança, uso do desfibrilador externo automático (DEA) e posição do paciente ao receber massagem cardíaca (47,7%) e a frequência das compressões e ventilações durante a RCP (44,2%). Conclusão: Com base nos dados obtidos ficou evidente a insegurança e despreparo dos graduandos para realização do SBV. Cabe as instituições de ensino implementarem em suas grades curriculares disciplinas obrigatórias sobre este tema, bem como, realizarem oficinas e capacitações teórico-práticas frequentes com toda a equipe (discentes, docentes e técnicos) dada sua importância e prevalência de situações e urgência emergência em meio a realização de procedimentos odontológicos. |
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