Resumo:
O estudo objetivou identificar o perfil de cirurgiões dentistas vítimas de acidentes ocupacionais no período de 2018 a 2022 no Brasil. Utilizando dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO) e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), a pes quisa analisou 11.090 casos de acidentes com materiais perfurocortantes nesse intervalo. Os resultados revelaram uma distribuição homogênea dos acidentes ao longo dos anos, destacan do-se a ocorrência majoritária em procedimentos odontológicos. Profissionais mulheres e en tre 20 e 29 anos foram mais frequentemente afetados, e a região Sudeste do Brasil concentrou a maior parte dos casos, com São Paulo liderando entre os estados. A maioria dos acidentes envolveu clínicos gerais. Entretanto, a ausência de informações sobre profissionais grávidas,
uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e agentes causadores das lesões foram pontos limitadores da análise. A pesquisa destaca a importância da implementação de medidas de biossegurança e a necessidade de notificação adequada dos acidentes para uma compreensão são mais abrangente e um controle mais eficaz desses eventos no ambiente de trabalho dos cirurgiões dentistas.
Descrição:
TORRES, Túlio Gomes. Análise epidemiológica de acidentes com materiais perfurocortantes e fluidos contaminantes envolvendo cirurgiões dentistas. 2023. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.