UEPB - Repositório Digital

Demandas formativas de docentes de computação da UEPB - campus vii na perspectiva tpack

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Luiz Felipe Vieira da
dc.date.accessioned 2024-11-19T16:18:12Z
dc.date.available 2024-11-19T16:18:12Z
dc.date.issued 2023-11-28
dc.identifier.issn 371.12
dc.identifier.other 21. ed. CDD
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32883
dc.description SILVA, Luiz Felipe Vieira da. Demandas Formativas de Docentes de Computação da UEPB - Campus VII na Perspectiva TPACK. 2023. 47p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023. pt_BR
dc.description.abstract O propósito deste estudo é apresentar uma análise das demandas formativas de docentes de um curso superior de Computação. Aborda-se a importância da formação docente diante da rápida evolução das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e da necessidade de adaptar as práticas educativas. Destaca-se a busca por uma interconexão entre os processos de ensino e de aprendizagem e o ambiente em constante transformação, enfatizando o uso de Metodologias Ativas como estratégia pedagógica. Para tanto, é preciso que os docentes tenham acesso a uma base de conhecimentos, que neste estudo são identificados como um modelo teórico denominado Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK), que traduzido para o português significa Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo. Este modelo descreve a interseção de três tipos de conhecimento essenciais para integrar a tecnologia de maneira efetiva às práticas docentes: Conhecimento Tecnológico (TK), Conhecimento Pedagógico (PK) e Conhecimento de Conteúdo (CK). A pesquisa baseou-se em um estudo de caso, com aplicação de questionários respondidos por 13 docentes do curso de Ciência da Computação na Universidade Estadual da Paraíba, campus VII-Patos. O foco da investigação identificou pouco conhecimento sobre o modelo TPACK bem como averiguou que áreas de Programação e Matemática são mais abstratas e docentes têm mais interesse em participar de momentos formativos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Rosângela de Araújo Medeiros. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Curso Superior de Computação pt_BR
dc.subject Tempos Cíbridos pt_BR
dc.subject Metodologias Ativas pt_BR
dc.title Demandas formativas de docentes de computação da UEPB - campus vii na perspectiva tpack pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta