dc.contributor.author |
Silva, Luiz Felipe Vieira da |
|
dc.date.accessioned |
2024-11-19T16:18:12Z |
|
dc.date.available |
2024-11-19T16:18:12Z |
|
dc.date.issued |
2023-11-28 |
|
dc.identifier.issn |
371.12 |
|
dc.identifier.other |
21. ed. CDD |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32883 |
|
dc.description |
SILVA, Luiz Felipe Vieira da. Demandas Formativas de Docentes de Computação da UEPB - Campus VII na Perspectiva TPACK. 2023. 47p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O propósito deste estudo é apresentar uma análise das demandas formativas de docentes de um curso superior de Computação. Aborda-se a importância da formação docente diante da rápida evolução das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e da necessidade de adaptar as práticas educativas. Destaca-se a busca por uma interconexão entre os processos de ensino e de aprendizagem e o ambiente em constante transformação, enfatizando o uso de Metodologias Ativas como estratégia pedagógica. Para tanto, é preciso que os docentes tenham acesso a uma base de conhecimentos, que neste estudo são identificados como um modelo teórico denominado Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK), que traduzido para o português significa Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo. Este modelo descreve a interseção de três tipos de conhecimento essenciais para integrar a tecnologia de maneira efetiva às práticas docentes: Conhecimento Tecnológico (TK), Conhecimento Pedagógico (PK) e Conhecimento de Conteúdo (CK). A pesquisa baseou-se em um estudo de caso, com aplicação de questionários respondidos por 13 docentes do curso de Ciência da Computação na Universidade Estadual da Paraíba, campus VII-Patos. O foco da investigação identificou pouco conhecimento sobre o modelo TPACK bem como averiguou que áreas de Programação e Matemática são mais abstratas e docentes têm mais interesse em participar de momentos formativos. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Dra. Rosângela de Araújo Medeiros. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Curso Superior de Computação |
pt_BR |
dc.subject |
Tempos Cíbridos |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologias Ativas |
pt_BR |
dc.title |
Demandas formativas de docentes de computação da UEPB - campus vii na perspectiva tpack |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |