UEPB - Repositório Digital

Interação entre adultos e crianças no percurso da aquisição da linguagem: uma revisão de literatura

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Farias, Laryssa Tatyane da Silva
dc.date.accessioned 2024-11-19T21:02:08Z
dc.date.available 2024-11-19T21:02:08Z
dc.date.issued 2024-10-11
dc.identifier.other CDD 401.93
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32886
dc.description FARIAS, Laryssa Tatyane da Silva. Interação entre adultos e crianças quilombolas no percurso da aquisição da linguagem. 2024. 38f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em aquisição da linguagem) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. pt_BR
dc.description.abstract A aquisição da linguagem é uma área multifacetada, e entre as pesquisas que se debruçam sobre a fala da criança, estão as de vertente dialógico-discursiva. No entanto, ainda há uma lacuna na literatura científica no âmbito dessas pesquisas, a saber, há poucas investigações sobre a socialização da linguagem e a interação de crianças quilombolas do Brasil. O objetivo deste trabalho é mapear e sintetizar os estudos sobre essa socialização da linguagem de crianças quilombolas, observando padrões, lacunas e direcionamentos para futuras pesquisas. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo revisão de literatura. Pautamo-nos nos estudos de Ochs e Schieffelin (2011), que discutem a socialização da linguagem no âmbito do papel da linguagem e outros sistemas semióticos na reprodução e inovação cotidiana da ordem social e do conhecimento cultural, assim como em Del Ré (2021), considerando a heterogeneidade constitutiva da interação discursiva ao se analisar a fala da criança. Nesta etapa, a literatura tem orientado o entendimento de que a socialização da linguagem – por meio dos gêneros discursivos – em crianças quilombolas perpassam os valores sociais de cada Quilombo assim como intercruzamento com outros espaços de interação que essas crianças participam. Os resultados obtidos pela revisão da literatura contribuem com um mapeamento das pesquisas que abarcam aquisição de linguagem na perspectiva de que a criança entra na língua por meio de gêneros discursivos que estão em circulação nos meios sociais dos quais ela participa, apresentando uma síntese das perspectivas teórico-metodológicas elencadas nos estudos recuperados na busca, principais contribuições e lacunas sobre essa temática. Também pode-se ter que as pesquisas foram feitas no estado do Pará devido ao grande número de quilombolas vivenciando em territórios quilombolas. A socialização das crianças com seus pares diz respeito às brincadeiras fazendo com que elas possam vivenciar a cultura de sua comunidade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Marilene Gomes de Sousa Lima pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Aquisição da linguagem pt_BR
dc.subject Crianças quilombolas pt_BR
dc.subject Socialização pt_BR
dc.subject Socialização da linguagem pt_BR
dc.title Interação entre adultos e crianças no percurso da aquisição da linguagem: uma revisão de literatura pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta