Resumo:
O presente estudo aborda a Educação Inclusiva, a qual tem passado por
desafios para ser inserida no ambiente escolar, além de discorrer sobre a
importância da Libras para crianças surdas e ouvintes. No aspecto da Educação
Inclusiva no Ensino Infantil, a inserção da Língua Brasileira de Sinais tem
passado por períodos de resistências, resultando em exclusão da criança surda,
assim como a inviabilidade de diálogo entre a criança surda e ouvinte. Nesse
sentido, este trabalho tem como objetivo analisar a contribuição da Língua
Brasileira de Sinais no Ensino Infantil, no sentido de inclusão da criança surda,
assim como a interação entre surdos e ouvintes. Esta pesquisa foi realizada por
meio de uma investigação bibliográfica e método qualitativo, analisando artigos,
revistas e monografias, abordando ideias relevantes para o desenvolvimento
deste trabalho. Os resultados indicam que a Libras é uma alternativa
fundamental para que a criança surda seja incluída na sala de aula, ao mesmo
tempo que seu contexto cultural é valorizado no ambiente escolar, bem como na
sociedade. A criança ouvinte passa a conhecer e respeitar as diferenças do
outro, interagir e socializar com o surdo por meio da Libras.
Descrição:
SILVA, Amanda Cordeiro da. A importância da língua brasileira de sinais (LIBRAS) no contexto escolar. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, 2024.