UEPB - Repositório Digital

Relações entre o professor da educação básica e estudante do PIBID: contribuições para a prática docente

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Jakline Ramos de
dc.date.accessioned 2024-11-25T23:44:23Z
dc.date.available 2024-11-25T23:44:23Z
dc.date.issued 2024-11-19
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32909
dc.description OLIVEIRA, Jakline Ramos de. Relações entre o professor da educação básica e o estudante do PIBID: contribuições para a prática docente. 2024. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, tem por objetivo incentivar e valorizar o magistério. Financiado pela CAPES, este Programa proporciona uma aproximação dos estudantes de licenciatura com a docência por meio da inserção nas escolas de educação básica para fornecimento de apoio pedagógico aos professores. Desse modo, o presente estudo teve por objetivo investigar como se constituem as relações estabelecidas entre os estudantes de Pedagogia, bolsistas do PIBID, e o professor da educação básica, além de suas contribuições para a prática docente. Enquanto referencial teórico foi estabelecido o diálogo com autores como Veiga (2014), Garcia (2010), Tozetto e Jonsson (2019), Tardif (2002), Nóvoa (2002) e Melo (2014) os quais entendem a prática docente como uma ação produtora de conhecimento e que se constrói no cotidiano da vida do professor. Como percurso metodológico, este estudo se vinculou a abordagem qualitativa (Silveira; Córdova, 2009), realizando inicialmente uma pesquisa exploratória (Severino, 2007) para se aproximar do tema, tendo sido realizada uma pesquisa campo na Universidade Estadual da Paraíba – Campus III e em escolas públicas do município de Guarabira, brejo paraibano. Utilizaram-se como instrumento de coleta de dados questionários aplicados a professoras da educação básica e estudantes, bolsistas do PIBID. Como resultados, as colaboradoras desta pesquisa indicaram que as relações estabelecidas entre professoras da educação básica e estudantes do PIBID se deram de forma amigável e por meio da troca de conhecimentos. Também foi possível concluir que as estudantes, bolsistas do PIBID contribuíram na mudança da prática docente das professoras da educação básica ao disponibilizar novas concepções sobre o trabalho com atividades lúdicas e com as metodologias ativas. Além disso, foi possível constatar que as professoras da educação básica contribuíram na formação da prática docente das estudantes, bolsistas do PIBID, no que diz respeito à construção da identidade profissional. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Maria Julia Carvalho de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject PIBID pt_BR
dc.subject Estudante bolsista pt_BR
dc.subject Professor da educação básica pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.title Relações entre o professor da educação básica e estudante do PIBID: contribuições para a prática docente pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta