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O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, tem por objetivo incentivar e valorizar o magistério. Financiado pela CAPES, este Programa proporciona uma aproximação dos estudantes de licenciatura com a docência por meio da inserção nas escolas de educação básica para fornecimento de apoio pedagógico aos professores. Desse modo, o presente estudo teve por objetivo investigar como se constituem as relações estabelecidas entre os estudantes de Pedagogia, bolsistas do PIBID, e o professor da educação básica, além de suas contribuições para a prática docente. Enquanto referencial teórico foi estabelecido o diálogo com autores como Veiga (2014), Garcia (2010), Tozetto e Jonsson (2019), Tardif (2002), Nóvoa (2002) e Melo (2014) os quais entendem a prática docente como uma ação produtora de conhecimento e que se constrói no cotidiano da vida do professor. Como percurso metodológico, este estudo se vinculou a abordagem qualitativa (Silveira; Córdova, 2009), realizando inicialmente uma pesquisa exploratória (Severino, 2007) para se aproximar do tema, tendo sido realizada uma pesquisa campo na Universidade Estadual da Paraíba – Campus III e em escolas públicas do município de Guarabira, brejo paraibano. Utilizaram-se como instrumento de coleta de dados questionários aplicados a professoras da educação básica e estudantes, bolsistas do PIBID. Como resultados, as colaboradoras desta pesquisa indicaram que as relações estabelecidas entre professoras da educação básica e estudantes do PIBID se deram de forma amigável e por meio da troca de conhecimentos. Também foi possível concluir que as estudantes, bolsistas do PIBID contribuíram na mudança da prática docente das professoras da educação básica ao disponibilizar novas concepções sobre o trabalho com atividades lúdicas e com as metodologias ativas. Além disso, foi possível constatar que as professoras da educação básica contribuíram na formação da prática docente das estudantes, bolsistas do PIBID, no que diz respeito à construção da identidade profissional. |
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