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Esta pesquisa tem como objetivo, analisar como a escola de Educação Infantil compreende e promove ações sobre a Educação Ambiental em suas vivências. Para tanto, apresenta reflexões a partir da pesquisa bibliográfica, documental e de campo realizada em uma escola municipal da cidade de Mulungu, interior da Paraíba. Quanto à pesquisa de campo, essa se constituiu em dois momentos: aplicação de questionário para quatro professoras da Educação Infantil, destacando que obtivemos os quatro em devolução; e observação participante, realizada nas salas de aula das mesmas professoras. Para fundamentar este estudo, utilizamos autores como Verdeiro (2021) e Conceição Filho (2021), que trazem em suas pesquisas a importância da Educação Ambiental no contexto escolar. Krenak (2019) e Reigota (2009), que trazem contribuições acerca da EA, e a relação entre a humanidade e a natureza. Rodrigues e Saheb (2018), que apresentam através de uma pesquisa bibliográfica e documental, a relevância que se tem a Educação Ambiental na Educação Infantil. Entre outros, que contribuíram de forma significativa na construção desta pesquisa. Mediante a pesquisa realizada, os resultados demonstram que a escola é um dos principais meios capazes de atuar no processo de construção da consciência crítica dos sujeitos, frente aos impactos das ações humanas no contexto em que vivem. Desse modo, reconhecemos ainda o papel da Educação Infantil nesse processo de conscientização ambiental e mudança nos padrões de comportamentos devastadores. Entretanto, pudemos ainda identificar que boa parte dos sujeitos da pesquisa ainda apresentam uma percepção de Educação Ambiental focada no apontamento de práticas de preservação desenvolvidas na sala de aula, sem uma relação direta com o contexto que se insere na escola ou comunidade. Por fim, destacamos a necessidade de viver os conhecimentos da EA em intensa relação com o meio, na promoção do cuidado coletivo e ativo entre os seres e os elementos que compõem a vivência na Terra. |
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