Resumo:
O objetivo geral deste trabalho é destacar as principais características dos jogos e brincadeiras como contribuintes da alfabetização e do letramento. Dessa feita, este trabalho é de natureza qualitativa e, para sua elaboração e embasamento teórico, foram utilizadas pesquisa bibliográfica e a documental. Nessa perspectiva, foram consultados autores tais como Freire (2003); Kishimoto (2017); Miranda (2021); Mortatti (2019); Silva (2014); Soares (2003); Vygotsky (1987) e outros que ampliam o nosso olhar sobre a escrita e leitura no desenvolvimento integral das crianças. Ao longo do texto foram discutidas as práticas lúdicas como fundamentais para a aprendizagem e a socialização, promovendo um ambiente mais leve e facilitador no processo de alfabetização e letramento. Desse modo, foi constatada a necessidade de as atividades lúdicas serem incorporadas ao cotidiano escolar por auxiliarem no desenvolvimento integral das crianças. Conclui-se, ao final deste trabalho, que as práticas lúdicas são valiosas para o aprendizado, proporcionando às crianças um ambiente de prazer e bem-estar, visto que estimulam o interesse em aprender, explorar e vivenciar o que está ao seu redor.
Descrição:
CLAUDINO, Edileuza Carvalho. Os processos de alfabetização e letramento e a utilização de atividades lúdicas. 2024. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.