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Ações educativo-culturais em arquivos pessoenses: contribuições em uma perspectiva anticolonial

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dc.contributor.author Gomes, Saulo de Tarso de Oliveira
dc.date.accessioned 2024-11-26T20:14:56Z
dc.date.available 2024-11-26T20:14:56Z
dc.date.issued 2024-11-12
dc.identifier.other CDD 027.04
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32920
dc.description GOMES, S. de T. de O. Ações educativo-culturais em arquivos pessoenses: contribuições em uma perspectiva anticolonial. 2024. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Observa-se que arquivos públicos no desenvolvimento da função da difusão realizam ações educativo-culturais, mas não se sabe se nelas há uma perspectiva anticolonial, com isso, a nossa pergunta-problema é: os arquivos refletem a diversidade dos sujeitos e das culturas que dão forma à nossa sociedade e à nossa história? Posto isso, o objetivo geral desta pesquisa é analisar se os arquivos refletem a diversidade dos sujeitos e das culturas que dão forma à nossa sociedade e à nossa história a partir do acesso ao cidadão, para isso investigando instituições arquivísticas que realizam ações educativo-culturais no município de João Pessoa, no estado da Paraíba. A metodologia adotada foi uma abordagem qualitativa com um viés exploratório e descritivo. Formulamos também uma entrevista semiestruturada a ser feita com os gestores dos arquivos, essa que trataria de cinco critérios, a saber: racismo; povos indígenas, mulheres; intolerância religiosa e violência de gênero. As instituições pesquisadas foram o Arquivo dos Governadores Fundação Casa de José Américo; Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos; Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Paraíba; Universidade Federal da Paraíba – Arquivo Central; e Fundação Espaço Cultural – Arquivo Histórico Waldemar Duarte. O resultado demonstra que as instituições discorrem sobre os critérios estabelecidos, mas por diversas limitações, a exemplo da falta de pessoal e de capital, as ações educativo-culturais não são realizadas a contento. Conclui-se que existem temáticas que são abordadas, tais quais: Povos indígenas e Mulheres; e outras que são totalmente negligenciadas, como “Intolerância religiosa”, “Violência de gênero” e “Racismo” nas ações executadas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Eliete Correia dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Arquivo público pt_BR
dc.subject Diversidade em arquivos pt_BR
dc.subject Arquivos em João Pessoa pt_BR
dc.title Ações educativo-culturais em arquivos pessoenses: contribuições em uma perspectiva anticolonial pt_BR
dc.type Other pt_BR


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