UEPB - Repositório Digital

Os desafios enfrentados pelos professores do ensino fundamental i diante do cenário atual da educação inclusiva para alunos com deficiência

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Queiroz, Clariana Ferreira Leite de
dc.date.accessioned 2024-11-26T22:56:21Z
dc.date.available 2024-11-26T22:56:21Z
dc.date.issued 2024-11-12
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32921
dc.description QUEIROZ, Clariana Ferreira Leite de. Os desafios enfrentados pelos professores do ensino fundamental diante do cenário atual da educação inclusiva para alunos com deficiência. 2024. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como finalidade investigar os desafios enfrentados pelos professores na educação e como realizam estratégias adaptadas que utilizam em sua prática metodológica para o ensino educacional de alunos com deficiências em instituições públicas. O foco principal está nos docentes, que diariamente lidam com esses desafios em sua jornada de trabalho. O objetivo geral é analisar a contribuição dos professores no processo de aprendizagem dos estudantes atípicos em sala de aula. A metodologia aplicada foi a pesquisa qualitativa, bibliográfica e exploratória. O trabalho visa compreender as visões dos autores, Monteiro (2018), Sanches (2005), Carvalho (2011), Ropoli, Mantoan, Santos, Machado (2010), Lima (2006), Oliveira (2007) e documentos normativos como a LDB (1996), LBI (2015), Declaração de Salamanca (1994), Constituição Federal (1998), Decreto (2004), sobre as principais táticas e planejamentos para garantir um ensino de qualidade a todos. Essa exposição mostrará os resultados obtidos e apontará os procedimentos metodológicos utilizados pelos docentes. Além disso, é válido salientar a importância de trabalhar com uma variedade de profissionais e especialistas para garantir a inclusão desses alunos, reconhecendo o quão é difícil um ambiente escolar sobrecarregado. Por fim, é considerável ressaltar que este trabalho será de grande magnitude para esse estudo pedagógico e para os profissionais da educação. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Vital Araújo Barbosa de Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação inclusiva. pt_BR
dc.subject Desafios enfrentados. pt_BR
dc.subject Formação docente. pt_BR
dc.subject Profissionais especializados pt_BR
dc.title Os desafios enfrentados pelos professores do ensino fundamental i diante do cenário atual da educação inclusiva para alunos com deficiência pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta